Busca:

  Notícia
 
Dom Dirceu de Oliveira será o novo bispo da Diocese de Camaçari


O padre Dirceu de Oliveira Medeiros substitui Dom Petrini, que comandou a Diocese por 10 anos

O padre Dirceu de Oliveira Medeiros, atual subsecretário adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será o novo bispo da Diocese de Camaçari. A decisão do Papa Francisco, que aceitou o pedido de  renúncia apresentado por dom João Carlos Petrini, por motivo de idade, foi informado no site da CNBB desta quarta-feira (27).


Em carta enviada ao bispo Dom Petrini, o padre Dirceu informa que a sua odenação como Bispo será dia dia 4 de dezembro, na Catedral de São João Del-Rei. Já a posse na Diocese de Camaçari está marcada para o dia 19 de fevereiro de 2022, dia em que a Diocese de Camaçari celebra 11 anos de instalação.


 Diocese de Camaçari, criada em  2010 pelo Papa Bento XVI, reúne igrejas dos municípios de Dias D`Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova. Desde a sua criação que a Diocese foi comandada por Dom Petrini.


Mineiro de 48 anos, o padre Dirceu de Oliveira Medeiros tem uma  longa trajetória de trabalhos e presença em diversos  segmentos da Igreja. Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, em Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia de 1995 a 1997 no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Possui Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou Teologia de 1998 a 2001, também em Juiz de Fora, e possui o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).


Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Em 2015 participou, no Convento do Ecce Homo, em Jerusalém, do curso de aprofundamento bíblico e arqueologia bíblica promovido pelos filhos e filhas da Congregação de Sion. Lecionou nos cursos de Teologia para Leigos na diocese de São João del-Rei e no Instituto Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora.


Na Diocese de São João del-Rei teve presença intensa nas  Campanhas da Fraternidade. Foi Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. Também foi  coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste 2 da CNBB. Foi Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).


A escolha do padre Dirceu foi saudada pelo presidente da CNBB. Na sua nota o cardeal Dom Walmor ressalta a importância do trabalho comunitário e da presença da Igreja junto aos pobres e oprimidos  como missão essencial defendida pelo Papa Francisco. Confira abaixo a íntegra da nota


Estimado irmão, Monsenhor Dirceu de Oliveira Medeiros,


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envia felicitações pela sua nomeação como novo bispo da diocese de Camaçari (BA). Desejosos de que tenha exitoso pastoreio à frente desta Igreja Particular, recordamos um trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2021, celebrado no último domingo 24 de outubro.


“Quando experimentamos a força do amor de Deus, quando reconhecemos a sua presença de Pai na nossa vida pessoal e comunitária, não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos”.


O Santo Padre ressalta ainda que a humanidade de Jesus revelada a nós no mistério da Encarnação, no seu Evangelho e na sua Páscoa mostram-nos até que ponto Deus ama a nossa humanidade e assume as nossas alegrias e sofrimentos, os nossos anseios e angústias


“Tudo, em Cristo, nos lembra que o mundo em que vivemos e a sua necessidade de redenção não Lhe são estranhos e também nos chama a sentirmo-nos parte ativa desta missão: ‘Ide às saídas dos caminhos e convidai todos quantos encontrardes’ (cf. Mt 22, 9). Ninguém é estranho, ninguém pode sentir-se estranho ou afastado deste amor de compaixão.”


Desejamos que seu ministério como bispo da diocese de Camaçari seja profícuo em bênçãos e frutos!


Em Cristo,


Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB


Atualização às 10h08

Mais Notícias

Camaçarico 2 dezembro de 2021
Número de meninos e meninas de 6 a 14 anos fora da escola cresce 171%
Netinho deve se candidatar a federal com o apoio de Bolsonaro
Lula tem ao apoio de metade dos baianos para voltar a Planalto
Camaçari registra 9 novos casos de Covid-19 em 24 horas
Laboratório americano admite ineficácia de vacinas contra a ômicron
Brasil chega a outubro com aumento nos postos com carteira assinada
Ômicron obriga Salvador e outras capitais a cancelarem reveillon
Ex-secretário da SSP afastado pela Faroeste volta a posto na PF
Camaçari registra 6 novos casos de Covid-19 em 24h


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL