Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 26 de outubro 2021


Olhar Apesar dos altos índices de pobreza, desemprego, violência e outros números que mostram uma Camaçari desigual e longe do ideal, município aparece na posição número 27 entre os melhores do país em desempenho fiscal, e no 1º lugar do estado. A pontuação, naturalmente festejada pela gestão municipal, tem como base a pesquisa anual da federação das indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN).


Olhar 2 Pelos números frios do Índice FIRJAN de desenvolvimento municipal (IFDM), que segundo o site da própria entidade, “acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde”, Camaçari exibiu no ano passado um desempenho "excelente" (pontuação é superior 0,8) nos quesitos autonomia, investimentos, gastos com pessoal e liquidez.


Olhar 3 Infelizmente, o resultado exibido nesses números saudáveis, sob o ponto de vista contábil, não encontra respaldo na conta do dia a dia da cidade, da gestão, e seus reflexos no cumprimento, fortalecimento e ampliação das políticas públicas. Mais uma vez, o real segue longe do ideal e possível numa Camaçari que poderia ser diferente.  


Sinais Mesmo negando sua candidatura a deputada estadual, a primeira-dama de Camaçari se movimenta como tal. Viajando pela Bahia e atuando de forma cada vez mais intensa no movimento de interação com as comunidades do município, Ivana Paula cumpriu mais uma agenda que vai além de acompanhar o marido, o alcaide Antonio Elinaldo (DEM/UB). Levou um time de mulheres para fortalecer o encontro “Move Mulher”, com o correligionário e candidato a governador, ACM Neto, na noite de segunda-feira (25), em Salvador.


Sinais 2 O prosseguimento da estratégia de exposição, ainda que sob o manto da presença feminina e reforço de D. Ivana apenas como cabo eleitoral nas eleições de outubro de 2022, não dá para descartar a postulação como opção do alcaide. Elinaldo nega, mas política é a arte de verbalizar um não para consolidar um sim, ou vice-versa.


Sinais 3 Segundo aliados e defensores do nome da primeira-dama, ouvidos pela Coluna, além de  quebrar as arestas no grupo cheio de caciques, ampliando assim o potencial  de votos da sua candidatura na cidade, que passaria  a ser  uma unanimidade, a eleição da esposa para a Assembleia Legislativa tem outro ponto crucial. Mantém de forma efetiva e sem riscos de terceirização, a liderança de Elinaldo, construída com 2 mandatos de vereador e consolidada com mais 8 anos, até 2024, no comando da prefeitura de Camaçari.


Sinais 4 Sem condições de reeleição e com uma conjuntura federal/estadual que não se mostra tão tranquila, com o crescimento do ex-presidente Lula (PT) e seus reflexos no  mapa estadual, garantir um espaço para chamar de seu no tabuleiro da política, com a eleição da esposa, não deixa de ser uma alternativa tentadora. 


Oxigênio O ex-vereador Jackson Josué será o novo presidente do diretório municipal do Podemos. Candidato a deputado federal, Jackson acredita que a sua experiência como ex-presidente do PT de Camaçari vai ajudar a fortalecer a legenda e ampliar a presença do Podemos nos movimentos populares. Jackson substitui Maurício Bacelar, atual secretário de turismo do estado e irmão do deputado federal João Carlos Bacelar, presidente estadual e um dos chefões da legenda.


Clube A eleição para a presidência da OAB-Camaçari (Ordem dos Advogados do Brasil) segue o modelo estadual e também terá mulheres na disputa. As advogadas Luciene Silveira e Milena Sinaldi, apoiadas pelo atual presidente da entidade, Paulo Carneiro, já oficializaram chapa.


Clube 2 Disputa do dia 24 de novembro não será exclusiva das luluzinhas. A outra chapa na disputa  terá os advogados Domingos Requião na presidência, com Andrea Gama fazendo o contraponto na vice.


Clube 3  Segundo apurou a Coluna, uma terceira chapa pode aparecer para disputar os cerca de 300 votos dos advogados habilitados. Como não poderia deixar de ser, a disputa pelo comando da OAB pode ganhar novos eleitores graças ao chamado tapetão. Liminar em vigor assegura o direito de voto aos inadimplentes. Se a medida se confirmar, só em Camaçari o universo eleitoral mais que dobra.  


História  Depois da medalha Desembargador Montenegro, o professor e historiador Diego Copque, responsável pela pesquisa que conta história de Camaçari e reposiciona a importância do município e da região no mapa histórico da Bahia, desde meados do século XVI, recebe outro importante reconhecimento da cidade que escolheu para viver. Por indicação do vereador Vavau (PSB), o autor do livro “Do Joanes ao Jacuípe – Uma história de muitas querelas, tensões e disputas locais”, recebe o título de Cidadão Camaçariense.


Facilita O Clube de Dirigentes Lojistas de Camaçari volta a ter posto de atendimento na orla. A nova unidade do CDL, que já funcionou na antiga prefeitura da orla, em Abrantes, agora se instala em Arembepe. Estrutura garante consulta SPC/Serasa,  certificado digital, atualização de score, SPC Avisa, Alerta Cidadão, entre outros serviços.


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


26/10/2021 Fechamento às 15h02


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Número de meninos e meninas de 6 a 14 anos fora da escola cresce 171%
Netinho deve se candidatar a federal com o apoio de Bolsonaro
Lula tem ao apoio de metade dos baianos para voltar a Planalto
Camaçari registra 9 novos casos de Covid-19 em 24 horas
Laboratório americano admite ineficácia de vacinas contra a ômicron
Brasil chega a outubro com aumento nos postos com carteira assinada
Ômicron obriga Salvador e outras capitais a cancelarem reveillon
Ex-secretário da SSP afastado pela Faroeste volta a posto na PF
Camaçari registra 6 novos casos de Covid-19 em 24h
Bahia é o segundo estado que mais gasta com população carcerária


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL