O consumidor brasileiro quer carros elétricos acessíveis e que sejam possíveis de serem adquiridos. Essa é constatação da pesquisa SAE Mobilidade, feita pela KPMG, que aponta que 89,7% dos consumidores querem que os veículos elétricos se tornem opção de compra. Estudo foi feito entre março e abril, com executivos do setor e consumidores motra que um terço do público (29,5%) apontou que acha plenamente viável a produção de carros elétricos no País. Já para 43% dos entrevistados, é parcialmente viável. Outros 7,2% se mostraram indecisos, mas 17% disseram ser parcialmente inviável. Por fim, 3,3%, acham inviável ter um carro elétrico no Brasil.
Os números dos eletricos no Brasil ainda são pequenos. Atualmente, a participação dos carros elétricos e híbridos nas vendas não passa dos 2%. Mas a estimativa é de que, em 2030, eles representem entre 12% e 22% dos emplacamentos no Brasil. Ou, ainda, entre 32% e 62%, a depender da política do País tomar. Ou seja, será preciso firmar políticas públicas que estimulem as vendas dos carros elétricos para acelerar a descarbonização.
Já os preços continuam altos, com valores que variam de R$ 150 mil a R$ 300 mil, graças a isenção do Imposto de Importação no Brasil. Assim, são livres da alíquota, que é de 35% sobre o valor do veículo. Estadão