Busca:

  Notícia
 
Agronegócio baiano tem crescimento de 8,5% no trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano registrou um crescimento de 8,5% no segundo trimestre (abril/junho) deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento representa R$ 33,8 bilhões, o correspondente a 35% de toda a economia do estado no mesmo período. Crescimento é superior ao registrado na economia baiana  como um todo, que no período subiu 6,7%.


Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) o setor é composto pelo setor de insumos para produção agrícola e pecuária,  indústria de produtos agro e também transportes e comercialização dos produtos.


De acordo com o levantamento da SEI, todos os subsegmentos do agronegócio registraram expansão com destaque para a agroindústria e a própria produção agrícola. Os destaques ficaram para a produção de soja com crescimento de 12,6%, da banana (3,4%),  uva (15,3%) e batata (93,5%). Por outro lado, as culturas de milho, feijão, algodão, mandioca e tomate têm registrado queda na produção.


A elevação da participação do agronegócio no PIB da Bahia no segundo trimestre é resultado de dois fatores. O primeiro é relacionado à questão sazonal visto que a maior parte da produção agrícola da Bahia é centralizada no segundo trimestre, a exemplo da colheita de soja. O segundo fator está associado aos movimentos de preços que tem acompanhado praticamente todos os produtos agrícolas.


"A contínua elevação nas cotações internacionais dos produtos agrícolas tem beneficiado o setor no sentido de elevar a sua participação na economia baiana, na medida em que maiores preços dos produtos implicam em crescimento nominal do Valor Adicionado (VA). Esses dois fatores, juntamente com o crescimento na produção física, têm sido determinantes para o crescimento de participação do agronegócio na economia baiana", apontou o levantamento da SEI.

Mais Notícias

Camaçari registra 4 novos casos de Covid-19 em 24h
Família de baixa renda também vai pagar aumento na conta de luz
Valor do usado sobe com falta de carro novo para pronta entrega
Camaçari registra 9 novos casos de Covid-19 em 24h
Camaçari registra o primeiro caso de variante Delta da Covid-19
Mercado publicitário gerou um impacto de R$ 418 bilhões em 2020
Atuação dos ministros do STF é reprovada por 35% da população
Camaçari registra 7 novos casos de Covid-19 em 24h
Inflação dos últimos 12 meses pode ultrapassar 10%
Camaçari suspende vacinação de jovens a partir de 12 anos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL