Busca:

  Notícia
 
Ford enterra o Ecosport e Ka com fechamento de fábrica na Índia


Depois de anunciar o fechamento das suas fábricas na Índia, a Ford, que já havia encerrado sua produção de veículos no  começo do ano no Brasil, enterra de vez a produção dos modelos Ecosport e Ka. Com os modelos fora de linha, seu valor de mercado cai, acarretando perdas para proprietários na hora da venda.  


O SUV Ecosport e o popular Ka, disponível nas carrocerias hatch e sedã, deixaram de ser feitos em janeiro  na fábrica de Camaçari, na Bahia. Pouco a pouco, os dois compactos deixarão de ser vendidos em vários mercados pelo mundo. A Argentina, por exemplo, chegou a anunciar a importação de unidades do SUV da Índia para clientes que já haviam fechado a compra do modelo, que era fornecido pelo Brasil.


Ainda segundo reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, o Ecosport também sairá de linha nos Estados Unidos. Até o ano passado, o Ka brigava no topo do ranking de vendas de novos no Brasil, enquanto o Ecosport já não vinha apresentando desempenho satisfatório diante dos muitos novos rivais que surgiram, como Jeep Renegade, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross. O SUV continua a ser feito na Romênia, e distribuído em países europeus, da África, Ásia e Oceania. 


Pela nova diretriz da montadora, o Ka também não terá uma renovação. A Ford não vai mais fabricar automóveis e concentrará seus esforços nos SUVs e picapes. Ou seja, a geração atual, ainda à venda na Europa, será a última do hatch lançado ainda nos anos 1990. Dessa forma, o compacto será retirado de linha em definitivo também no exterior, o que deve acontecer já no ano que vem (2022), junto com o Ecosport.


O EcoSport criou a categoria SUV compacto. Feito originalmente sobre a plataforma do Fiesta, ele foi pioneiro e, por muitos anos, surfou sozinho nas vendas. Entretanto, mesmo tendo feito sucesso, a segunda geração não obteve o mesmo desempenho. Além disso, vários novos utilitários chegaram ao país a partir de 2015, com Honda HR-V e Jeep Renegade. 


Antes do fim da produção no Brasil, o utilitário tinha uma troca de geração prevista para o nosso mercado. Inclusive, havia uma equipe brasileira desenvolvendo o novo Ecosport. Mas tudo foi descartado com a decisão de encerrar a operação no País. Também é pouco provável que a Ford lance uma nova geração do Ecosport na Europa, onde a marca tem vários outros SUVs mais modernos e interessantes que o compacto.


Sem a linha Ka e o Ecosport, seus carros de volume, a Ford continua a sua reestruturação no Brasil. Atualmente, o carro-chefe da marca é a picape Ranger. Neste ano, a empresa também lançou o SUV 4×4 Bronco Sport, inédito por aqui, mas com preço de luxo. E trouxe o Mustang na nova versão Mach 1, talvez o último da atual geração com motor V8. Estadão

Mais Notícias

Camaçari registra 4 novos casos de Covid-19 em 24h
Família de baixa renda também vai pagar aumento na conta de luz
Valor do usado sobe com falta de carro novo para pronta entrega
Camaçari registra 9 novos casos de Covid-19 em 24h
Camaçari registra o primeiro caso de variante Delta da Covid-19
Mercado publicitário gerou um impacto de R$ 418 bilhões em 2020
Atuação dos ministros do STF é reprovada por 35% da população
Camaçari registra 7 novos casos de Covid-19 em 24h
Inflação dos últimos 12 meses pode ultrapassar 10%
Camaçari suspende vacinação de jovens a partir de 12 anos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL