Busca:

  Notícia
 
Brasil é vice-campeão em ciberataques na América Latina


Com mais de 16,2 bilhões de tentativas de ciberataques entre janeiro e junho de 2021, o Brasil aparece em 2º lugar no ranking da pirataria digital na América Latina. O número reforça o cenário de vulnerabilidade das empresas pelo mundo. A digitalização acelerada pela pandemia, sem o reforço nas defesas, vira  campo  ideal para a atuação dos hackers.


Segundo estudo da empresa de cibersegurança Fortinet, país só perde para o México, líder com 60,8 bilhões de tentativas registradas. Em seguida vêm Peru (4,7 bilhões) e Colômbia (3,7 bilhões). No total, a região somou 91 bilhões de tentativas de ataques de janeiro a junho deste ano. O número reforça o cenário de vulnerabilidade das empresas pelo mundo. 


O ataque mais comum é o do tipo ransomware, em que os criminosos roubam informações digitais das companhias e prometem devolver os dados caso haja um pagamento, ou  exibir para o público, trazendo prejuízos financeiros e também de imagem à empresa. Foi esse o ataque que paralisou as operações das Lojas Renner, em agosto passado, e também do frigorífico JBS, nos Estados Unidos. 


Em junho deste ano, o número de ransomware no mundo foi 10 vezes maior do que o observado um ano antes no mesmo mês. Ainda, começa a se popularizar um novo tipo de ataque, o Ransomware as a Service (RaaS, na sigla em inglês), que se trata da venda online de pacotes de dados extorquidos de empresas, de modo que terceiros podem realizar danos ao ter as senhas em mãos. Estadão

Mais Notícias

Camaçari registra 4 novos casos de Covid-19 em 24h
Família de baixa renda também vai pagar aumento na conta de luz
Valor do usado sobe com falta de carro novo para pronta entrega
Camaçari registra 9 novos casos de Covid-19 em 24h
Camaçari registra o primeiro caso de variante Delta da Covid-19
Mercado publicitário gerou um impacto de R$ 418 bilhões em 2020
Atuação dos ministros do STF é reprovada por 35% da população
Camaçari registra 7 novos casos de Covid-19 em 24h
Inflação dos últimos 12 meses pode ultrapassar 10%
Camaçari suspende vacinação de jovens a partir de 12 anos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL