Busca:

  Notícia
 
Iphan proíbe construção de centro esportivo que agride patrimônio


Centro Olímpico iria interferir na paisagem que tem como marca o Palacete Machado, antigo abrigo D. Pedro II

 Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) indeferiu o projeto do Governo da Bahia para construir a Arena de Lutas da Bahia, também conhecido como Centro Olímpico de Boxe, na Avenida Luís Tarquínio, na Boa Viagem, em Salvador. Segundo o Ipham, o projeto  indicava a demolição do edifício existente para erguer o complexo esportivo o que alteraria a estética do local, cujo vizinho imediato é o Palacete Machado, também conhecido como antigo abrigo D. Pedro II. 


"A própria concepção do prédio é incongruente com o contexto e local onde ele é proposto, uma vez ser inadmissível que uma construção ao lado de um bem individualmente tombado "se destaque arquitetonicamente e se torne um marco na região" já que isso implicaria em danos graves à ambiência de tal bem", diz o parecer emitido no dia 23 de julho deste ano.


A altura total da edificação proposta (17m), é pelo menos 5m maior do que a do Palacete Machado.  Uma edificação destas dimensões, tanto a partir da rua, quanto a partir do mar, contextualizada com o palacete de maneira tão próxima, causa severos danos à sua ambiência, diz o documento do Ipham.


O Palacete Machado é um solar urbano da primeira metade do século XIX, que "embora possua tratamento neoclássico, segue linha dos grandes palácios barrocos europeus e é de grande importância e proeminência no cenário arquitetônico brasileiro". O prédio é historicamente referido como "Versalhes Baiano", em referência ao palácio de Versailles, na França.


 O Centro Olímpico de Boxe foi prometido pelo governador Rui Costa (PT) em 2016 logo após o boxeador baiano Robson Conceição conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizados naquele ano. A ideia era tirar o projeto do papel no início de 2019.

Mais Notícias

Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebe mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego
Governo lança o Desenrola para pequenos empreendedores
Indígenas acampam em Brasília e cobram direito à terra


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL