Busca:

  Notícia
 
Índice de saúde financeira do brasileiro


Diego Silva é economista, servidor público do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari

Em visita ao portal do Banco Central do Brasil, vejo a notícia do lançamento de um importante indicador para educação financeira: o IFSB - Índice de Saúde Financeira do Brasileiro. Criado pela Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN, o indicador mede o comportamento financeiro da vida de cada um do brasileiro.


Seu objetivo é fazer o diagnóstico individual de saúde financeira, identificar lacunas e personalizar estratégias de educação financeira. Dessa forma, o indicador pode contribuir para aperfeiçoar políticas públicas voltadas para a educação financeira.


É possível consultar o questionário no site da FEBRABAN. Ele está disponível para todos acessarem e medirem individualmente sua condição financeira. São perguntas subjetivas, simples, e o usuário pode calcular o resultado numa faixa de 0 a 100 pontos, onde o mínimo apresenta condição financeira insustentável e o máximo, de condição financeira confortável.


Em uma amostra de 5.000 casos, a FEBRABAN disponibilizou no mesmo portal os resultados. De posse desses, foi possível avaliar que o brasileiro atingiu a pontuação 57. Ou seja, o brasileiro GASTA O QUE GANHA, estando no limite financeiro. Trazendo a realidade por região, constata-se que seis em cada dez nordestinos tem uma saúde financeira no limite ou pior. tal pesquisa também entra no mérito por idade, sexo, nivel de instrução e por cada item do questionário.

Em suma, de acordo com o resultado da pesquisa, o brasilerio mal tem o que sobra para gastar, se estressam com os compromissos de honrar as contas, se sentem inseguros quanto ao futuro financeiro e o principal: não conseguem perceber quando precisam de orientação. Espera o pior acontecer para finalmente tomar uma atitude.

Portanto, se sua vida financeira se enquadra nessa média, ou seja, no limite ou insegura, reconheça onde está pecando em seu orçamento doméstico e procure ajuda de algum especialista da área. Mas o primeiro passo precisa ser dado: o reconhecimento para enfim ter a sua liberdade financeira garantida no futuro. 

Invista hoje para não ter o que consumir amanhã.


Diego Silva degoverde@gmail.com é economista, servidor público do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari-ISSM


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

Mais Notícias

Camaçari registra 1 óbito e 50 novos casos de Covid em 24h
Lucro da Ambev no 2º trimestre deste ano supera 130%
Junho registra saldo positivo com geração de 309 mil empregos com carteira
Polêmica faz COB pedir moderação de atletas nas redes sociais
Iphan proíbe construção de centro esportivo que agride patrimônio
Camaçari registra 31 novos casos de Covid-19 em 24h
Camaçarico 28 de julho 2021
Adolescentes de 12 a 17 anos entram na fila da vacina contra a Covid-19
Baiano vence e avança em direção ao pódio em Tóquio
Ciro vai para ministério e deixa a mãe na sua vaga no Senado


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL