Caro leitor. Quando se trata de festas juninas, vem logo na nossa mente ruas enfeitadas, quadrilhas, fogueiras, milho cozido e assado, amendoim, licor e inúmeras comidas típica desse período. E, em varias cidades do interior baiano, ainda mantém viva essa tradição, a exemplo de Itaquara, Jaguaquara, cidades localizadas no sudoeste do estado da Bahia.
Mas, ultimamente fatores políticos tem enfraquecido essas tradições por todo nordeste. A baixa auto-estima das pessoas é provocada por administrações desastrosas, e tem contribuído em muito para o desânimo coletivo das pessoas nas grandes e pequenas cidades, principalmente do nordeste brasileiro, onde essa tradição já foi muito forte.
Segundo os cientistas da área de saúde, a baixo-estima é uma doença psicossomática e tem fundo emocional. Mas eu arriscaria dizer que nessa questão específica, a baixa auto-estima é uma reação de repúdio aos gestores que não cumpre com as obrigações que lhes fora atribuídas pelos seus eleitores; vejamos o caso de Camaçari.
O prefeito Antonio Elinaldo foi eleito propondo fazer um governo diferente dos seus antecessores, mas na prática segunda avaliação da população, ele vem fazendo igual ou pior , pois usa das mesmas artimanhas políticas, requalificando ruas e avenidas e praças centralizadas, onde tem maior visibilidades política para visitantes e munícipes, e deixa ruas e avenidas dos bairros periféricos totalmente abandonados.
A malha asfáltica nesses bairros , é comparável a uma pista de bicicross e motocross, uma buraqueira sem fim, e muitas lombadas tem prejudicando em muito os veículos pequenos, como carro e motos de baixa cilindradas, causando grandesprejuízos no bolso dos usuários. Por outro lado, a prefeitura na pessoa do prefeito Elinaldo, tentou remediar as coisas, contratando grandes cantores e bandas famosas para participarem do Camaforró, atraindo assim milhares de camaçarienses e visitantes de outras cidades ao espaço Camaçari 2000. Enfeitou praças e ruas do centro da cidade, e até a praça Abrantes recebeu um tratamento especial, durante os festejos juninos em Camaçari.
Mas, nem assim ele conseguiu levantar a auto-estima dos moradores da maioria dos bairros da sede e da orla do município, o que podemos ver foram ruas e avenidas desses bairros praticamente sem nenhum enfeite junino, deixando bem claro que o desânimo é coletivo por parte da população, com a gestão do prefeito Antonio Elinado, e isso poderá refletir duramente nas urnas em 2020.
Paulo Silva polasilva@bol.com.br é professor, escritor, músico, cantor e diretor de teatro
Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor |