Caro leitor. Muitos ainda não conseguem entender o grande papel que essas escolinhas desempenham , auxiliando na formação da criança e adolescentes, e nos indivíduos de modo geral, em cidadãos do bem no futuro.
Sabemos que milhares ou até mesmo milhões de crianças e adolescentes no Brasil, são amparados por essas organizações, evitando que eles trilhem os caminhos das drogas e da criminalidade.
Camaçari uma das cidades mais ricas do Brasil, ainda não se apercebeu para essa situação, e poucos investimentos são feitos nessa área, deixando varias escolinhas sem nenhum incentivo, dificultando em muito o trabalho voluntários desses profissionais, que trabalham por amor, conta apenas com o apoio dos pais dos alunos, e de alguns voluntários.
Projetos como, a escola de música e Studio solidário toque de harmonia no bairro da Nova Vitoria, e vários outros por toda cidade, tem tido uma grande importância em suas comunidades e por toda Camaçari, pois acolhem crianças e adolescentes, muitos deles especiais, proporcionando muitos avanços na saúde física e mental desses jovens.
Sabemos que precisamos respeitar as regras imposta nas nossas vidas, e respeitarmos uns aos outros, e é exatamente aí que entra o papel dessas escolinhas, quer seja de esportes, música, e artes de modo geral.
É óbvio que a família tem fundamental importância na formação de seus filhos, pois a educação de uma criança começa a partir de zero ano, mas quando a família e poder publico falham é necessário que alguém faça alguma coisa para evitar um mal maior, ou seja: o desvio de conduta dos nossos jovens.
Precisamos abraçar essa causa com muito carinho, entender que os adolescentes, e as crianças que hoje estão matriculados nessas escolinhas, poderia ser o marginal nos aguardando nas esquinas, para nos assaltar.
O Brasil por sua vez, passa por uma crise moral e ética muito grande, a maioria dos nossos representantes políticos, não são exemplo a seguir por nossa juventude, e pode até influencia-los a trilhar caminhos obscuros, caso não sejam orientados e educados de modo que os mesmos possam seguir os bons exemplos.
A falta de investimentos nesses projetos sociais, é muito por conta de não trazer conotação politica para o investidor. Para resolver parte desse problema em Camaçari, seria necessário descentralizar a prática de esportes , artes cultura, hoje na Cidade do Saber, e construir centros culturais nos bairros, e também fazer parcerias com as escolinhas já existentes nas comunidades camaçariense.
Esse é o caminho a seguir , mas para isso acontecer, é necessário ter boa vontade, visão politica e administrativa do gestor, e de seus auxiliares; para que possamos ter um futuro promissor para os nossos jovens, e da população de modo geral.
Paulo Silva polasilva@bol.com.br é professor, escritor, músico, cantor e diretor de teatro
Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor
|