Busca:

  Notícia
 
Agronegócio baiano tem crescimento de 8,5% no trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano registrou um crescimento de 8,5% no segundo trimestre (abril/junho) deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento representa R$ 33,8 bilhões, o correspondente a 35% de toda a economia do estado no mesmo período. Crescimento é superior ao registrado na economia baiana  como um todo, que no período subiu 6,7%.


Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) o setor é composto pelo setor de insumos para produção agrícola e pecuária,  indústria de produtos agro e também transportes e comercialização dos produtos.


De acordo com o levantamento da SEI, todos os subsegmentos do agronegócio registraram expansão com destaque para a agroindústria e a própria produção agrícola. Os destaques ficaram para a produção de soja com crescimento de 12,6%, da banana (3,4%),  uva (15,3%) e batata (93,5%). Por outro lado, as culturas de milho, feijão, algodão, mandioca e tomate têm registrado queda na produção.


A elevação da participação do agronegócio no PIB da Bahia no segundo trimestre é resultado de dois fatores. O primeiro é relacionado à questão sazonal visto que a maior parte da produção agrícola da Bahia é centralizada no segundo trimestre, a exemplo da colheita de soja. O segundo fator está associado aos movimentos de preços que tem acompanhado praticamente todos os produtos agrícolas.


"A contínua elevação nas cotações internacionais dos produtos agrícolas tem beneficiado o setor no sentido de elevar a sua participação na economia baiana, na medida em que maiores preços dos produtos implicam em crescimento nominal do Valor Adicionado (VA). Esses dois fatores, juntamente com o crescimento na produção física, têm sido determinantes para o crescimento de participação do agronegócio na economia baiana", apontou o levantamento da SEI.

Mais Notícias

Taxa de desemprego sobe e país tem 8,5 milhões sem trabalho
Brasileiro está preocupado com liberação de produtos importados e geração de empregos no país
Maioria dos brasileiros não sente segurança nas ruas à noite
Colunistas Paulo Silva
Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL