Busca:

  Notícia
 
Seis por meia dúzia


Adelmo Borges

A população, nas últimas eleições municipais, optou por alterar a composição da Câmara Municipal de Camaçari no sentido que novos integrantes, originários do movimento popular das comunidades viessem a apresentar um comportamento diferente no que se refere ao “me engana que eu gosto” que se praticou naquela casa até então. A expectativa era que essa oxigenação promovesse um debate sobre a cidade no estágio socioeconômico atual e o que se espera para o futuro.


O que se percebe, com as primeiras intervenções dos novos nobres edis, é que a frustação, acolhida pela população até então, tende a se tornar crônica, uma vez que  os novos representantes mantêm o velho hábito de “jogar para a plateia” ao insistir em proposições que não alcança o fundamental para o encaminhamento dos graves e importantes problemas que se vivencia a exemplo da mobilidade urbana que inclua melhoria e racionalidade  no transporte coletivo, acesso, segurança e comodidade dos transeuntes às vias, iluminação pública. 


Assim como fomento ao emprego e renda no sentido de reduzir os milhares de desempregados (23% da população economicamente em condição de trabalho), incentivo a educação profissionalizante, atendimento médico com qualidade e respeito a integridade dos usuários, dentre os problemas de moradia, lazer, etc.


O que a população espera é que os edis se caracterizem como representantes do povo, buscando conhecer e estudar socioeconômica e politicamente ações que possam melhorar a vida dos que vivem na cidade de Camaçari. E, isso pode se realizar com a proposição de abrir a Câmara para se constituir o lugar dos grandes debates, convocando e mobilizando a sociedade para contribuir com a vivência do dia-a-dia nos diversos setores e localidades.


Propor pavimentação de ruas, requalificação de praças, ampliação de cemitérios são coisas importantes, mas não fundamental. Uma indicação pode ou não ser atendida pelo executivo. Uma movimentação coletiva com participação e contribuições da sociedade definem uma posição qualificada e os seus resultados poderão exercer a necessidade de uma posição do executivo municipal.


A população já se cansou de blablabá. Camaçari precisa de ações efetivas para a melhoria das condições de seu povo. Que DEUS e os Orixás ilumine a mente dos nossos governantes e nos proteja.


Adelmo Borges Adelmobs@terra.com.br


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

Mais Notícias

BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha
Colunistas Diego Copque
Colunistas Waldeck Ornélas
Mortalidade por câncer de mama aumenta 86,2% em 22 anos no Brasil
Bolsonaro terá de explicar ao STF hospedagem em embaixada
Coluna Camaçarico 25 de março 2024
Preços dos ovos de Pascoa ficam 20% mais caros e vendas no período devem crescer 14,9%
Daniel deposita os R$ 5,4 mi e deve deixar a cadeia nesta segunda


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL