Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 13 de abril 2021


Futuro A prefeitura de Camaçari oficializou no sábado (10) o cancelamento do Camaforró. Apesar de acertada, diante do avanço da pandemia, em especial num município que já registra quase 20 mil contaminados e 371 mortes, medida, que já vinha sendo discutida dent5ro e fora do poder, não poderia ser anunciada sem as devidas compensações, como um simples traque que encerra sua trajetória com o estouro.


Futuro 2 Setor importantíssimo para a economia da cultura, e com grande parcela de trabalhadores envolvidos, festa precisa ter seu formato repensado. Mesmo com atraso, cabe ao município discutir de forma acelerada, com artistas e grupos culturais e produtores, qual será esse caminho, inclusive com definição de orçamento e custos como cachês.


Futuro 3 O auxílio emergencial para os artistas, com campanhas nas redes sociais tentando sensibilizar a prefeitura, é bem-vindo e precisa ser viabilizado. Mas, é pouco. Qualquer gestor minimamente bem assessorado sabe que os artistas não querem só comida. Viabilizar a sobrevivência desse importante setor, que precisa produzir alegria e esperança, nesse momento de dificuldade, é ´vacina` indispensável para o agora e para o futuro.


Futuro 4 Com a mudança de paradigma, pensar o novo é função do poder público e dos segmentos da cultura, da educação e do entretenimento. Jogar fora a marreta da demolição e do descompromisso é o roteiro que o alcaide Antonio Elinaldo (Democratas) precisa ter coragem de seguir, se quiser corrigir erros e mostrar que está disposto a avançar.


Futuro 5 Dentro desse novo modelo, a prefeitura de Camaçari também precisa abrir o debate e rever seu calendário, como o 28 de Setembro, quando comemora sua emancipação. Reposicionar a data de sua fundação no século 16, mais precisamente dia 29 de maio de 1558, é outra tarefa, para ontem. É indispensável reafirmar sua história e fazer esse orgulho avançar, crescer e se fortalecer nas novas gerações. É muito pouco imaginar que festa só pode ser feita com desfile no asfalto quente, e com palco e gente aglomerada. A internet, com sua fronteira sem limites, é o caminho. Só precisa vontade política.


Além do muro O historiador, professor, pesquisador Diego Copque, autor do livro "Do Joanes ao Jacuípe, uma história de muitas querelas, tensões e disputas locais", com lançamento previsto para os próximos dias, não brinca em serviço e já começa a conversar com representantes do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e Fundação Gregório de Matos, sobre a inclusão de Camaçari no roteiro de comemorações da Independência da Bahia.


Além do muro 2 Com base em documentos, Copque quer mostrar a necessidade de inclusão de Camaçari nas comemorações do 2 de Julho, inclusive com presença no roteiro do "fogo simbólico". Além de importância na luta pela Independência da Bahia, como mostrou o historiador em artigo publicado no Camaçari Agora (Confira), município também foi passagem obrigatória das tropas libertadoras pela antiga Estrada das Boiadas, hoje Otávio Mangabeira, ligação dos bairros Lama Preta,  Buri Satuba e Santa Maria.


Referência O fotógrafo Marilton Trabuco acaba de receber uma das mais importantes premiações da 31ª Bienal de Arte Fotográfica em Preto e Branco.  O camaçariense de coração, com 50 anos de dedicação ao município, foi um dos premiados com Menção Honrosa com a foto “Reciclagem ou Sobrevivência”, feita durante a festa de Iemanjá, Rio Vermelho, Salvador. Marilton é diretor do Clube de Arte Fotográfica Camaçari (CAFC) e conselheiro da Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO). Os trabalhos premiados  da mostra, que reuniu 2018 fotografias de 512 profissionais de todo o país, podem ser  conferidos no facebook www.facebook.com/cinefotoamparo.


Quarentena O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do Democratas, preferiu não comparecer à inauguração da Estação da Cidadania-Esporte, sexta-feira (9), em Arembepe. Mesmo sendo convidado pela prefeitura, e com status de padrinho da intermediação que assegurou os cerca de R$ 6 milhões para a construção do equipamento, Azi, carlista histórico, preferiu evitar o que se chamaria de ´aglomeração perigosa`. Afinal, a festa foi comandada pelo ministro João Roma, deputado federal licenciado pelo Republicanos, ex-homem de confiança de ACM Neto, e agora se movendo sob a órbita do bolsonarismo.


Concreto Depois do cemitério Jardim da Eternidade, o próximo a fechar as portas por falta de túmulos é o de Parafuso. Novo espaço definido pela prefeitura para atender provisoriamente os sepultamentos, com o fechamento do maior da cidade, localizado na sede, a necrópole do distrito banhado pelo rio Joanes só conta com cerca de 150 túmulos.


Concreto 2 Números apurados pela Coluna mostram as dificuldades do município em atender os crescentes sepultamentos registrados desde o ano passado, com o avanço da pandemia da Covid-19 no município. Provavelmente ainda nesta semana, novos túmulos começam a ser construídos no Jardim da Eternidade. A previsão é de abrir mais mil novas gavetas.


Concreto3  Sobre a operação clandestina de exumação de restos mortais para dar lugar a novos sepultamentos, como mostrou a Coluna (Confira), o governo recuou e decidiu fazer a coisa certa, chamando os familiares  dos mortos. Agora, respeitando a lei dos vivos e mortos, a operação limpeza, comandada pela secretaria de serviços públicos (Sesp) pode asegurar mais 2 mil novos túmulos, não tem data para começar. Município não fala em construção de um crematório.


Concreto 4 Ainda segundo essas mesmas fontes, os cemitérios de Arembepe, Monte Gordo e Vila de Abrantes também apresentam poucos espaços para novos sepultamentos. A capacidade de ampliação dos cemitérios do município é outro problema. O centenário cemitério de Vila de Abrantes não tem espaço para ampliação. Limitação também é registrada nas necrópoles de Arembepe e Monte Gordo. Lista dos 7 tem ainda o de Barra do Pojuca e o cemitério da Gleba C, na sede, fechado e sem condições de ampliação devido o crescimento das moradias dos vivos no seu entorno.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


13/4/2021

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL