Busca:

  Notícia
 
Odebrecht disponibiliza programa social de desenvolvimento sustentável


A Fundação Odebrecht está disponibilizando a sua Tecnologia Social para ser reaplicada em outros contextos de desigualdades. Por meio da publicação “Como implementar o PDCIS”, seu Programa Social, a instituição apresenta a sistematização de um modelo para implementação de um programa social de desenvolvimento sustentável baseado em uma experiência com impactos comprovados.


Visando promover o desenvolvimento sustentável e tendo o jovem da zona rural como principal agente de transformação, a Fundação criou o PDCIS em 2003. O Programa vem sendo executado até hoje no Baixo Sul da Bahia, com resultados que fortalecem a agricultura familiar e reforçam o desejo dos beneficiários em permanecer no campo. Em 2018, com a maturidade do Programa, o PDCIS teve seu impacto avaliado por uma consultoria externa. Com rigor científico, foram atestados os reais impactos gerados na vida das famílias beneficiadas, mostrando que o Programa deveria ganhar escala e se tornar um modelo autossustentável a ser reaplicado.


Agora, sistematizado na publicação “Como implementar o PDCIS”, o Programa está pronto para ser reaplicado. “Ao disponibilizar nossa Tecnologia Social, damos o primeiro passo para a expansão responsável do nosso Programa se tornar uma realidade. Nosso objetivo é poder contribuir para o equacionamento de desigualdades sociais em outras regiões a partir de uma tecnologia que foi testada e validada”, explica Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação Odebrecht.


Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na Fundação Odebrecht, reforça que o trabalho de sistematização foi coordenado pela própria equipe da instituição e contou com a colaboração de diversos profissionais, entre eles uma equipe de revisoras da Edufba, editora da Universidade Federal da Bahia. “Nosso intuito é o de trabalhar de forma ampla a publicação junto ao poder público e iniciativa privada e suprir instâncias governamentais e institucionais passando a ser referência brasileira como modelo para o desenvolvimento e crescimento integrado com sustentabilidade, desejo antigo da Fundação Odebrecht”, diz.


A publicação, em sua versão de visibilidade, está disponível para toda a sociedade no site da Fundação Odebrecht. Para ter acesso à versão de reaplicação, destinada a gestores públicos, empresas privadas e suas lideranças, investidores e empreendedores sociais que desejem implementar o PDCIS de forma contextualizada às suas realidades, basta entrar em contato com a Fundação Odebrecht pelo e-mail fundacao@odebrecht.com.


Instituição privada, sem fins lucrativos, idealizada por Norberto Odebrecht em 1965, é uma das fundações empresariais mais antigas do país. Com o objetivo de promover o desenvolvimento territorial sustentável, criou e coordena, desde 2003, o PDCIS, Programa Social em andamento no Baixo Sul da Bahia que materializa uma estratégia pautada em seis frentes de atuação: Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Econômico, Conservação Ambiental, Inovação e Tecnologia, Coesão e Mobilização Social e Cidadania e Governança. Voltado para regiões de vulnerabilidades sociais, o Programa tem como prioridade a formação de jovens e a criação de oportunidades para que eles e suas famílias possam viver no campo com acesso às políticas públicas, inclusão social, educação, trabalho e renda dignos, por meio do fortalecimento da agricultura familiar em harmonia com o meio ambiente. 


Assim, a instituição garante resultados de impactos conectando-se aos desafios globais da Agenda 2030, para o alcance das metas dos ODS da ONU, e às práticas de ESG das empresas com as quais se relaciona, no que se refere à medição da sustentabilidade e do impacto social dos investimentos recebidos.

Mais Notícias

Taxa de desemprego sobe e país tem 8,5 milhões sem trabalho
Brasileiro está preocupado com a geração de empregos no país com liberação de importados
Maioria dos brasileiros não sente segurança nas ruas à noite
Colunistas Paulo Silva
Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL