Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 27 de outubro 2020


Sinais A declaração de voto do alcaide Antonio Elinaldo (Democratas), no companheiro de legenda, Jorge Curvelo, não pode ser vista apenas como um reforço na candidatura à reeleição do vereador e presidente do Legislativo até 31 de dezembro.


Sinais 2 Ao explicitar apoio a um nome entre os mais de 100 candidatos da sua coligação, formada por 5 partidos, Elinaldo não soma e ainda quebra uma ´regra de ouro`.


Sinais 3  Atitude demonstra assodamento e chega a deixar dúvidas sobre o bom desempenho nas urnas do amigo. Ajudinha talvez se explique pelas perdas de lideranças, apesar do controle da máquina, e a comprovada gestão (biênio 2019/2020) opaca e sem avanços do vereador demista, que se encerra daqui a pouco mais de 60 dias.


Sinais 4 Esse entendimento se reforça com os números das duas últimas eleições. Na disputa de 2012, quando o amigo Elinaldo somou o recorde de 5.545 votos, Curvelo contou 1.943 apoios, 44 votos a mais que na última disputa, em 2016. Nessa mesma eleição o amigo Elinaldo foi eleito prefeito com 60% da votação.


Sinais 5 Vereadores da base e políticos governistas de vários tamanhos, ouvidos pela Coluna, não gostaram e consideraram o gesto desnecessário. Dizem que o ato de Elinaldo, em vídeo de 90 segundos, postado nas redes sociais, atestou o que todos já sabiam e não precisava de publicidade. O ´amigo e parceiro de longas datas´, sempre foi tido como voto pessoal do alcaide e de seus familiares mais próximos, reconhecem. Com o estrago feito, a solução foi anunciar a gravação de novos vídeos de apoio a outros nomes.


Sinais 6 A Clara sinalização do alcaide mira além da eleição do dia 15. Convencido da vitória sobre a petista Ivoneide Caetano, único nome a fazer frente ao demista na disputa, Elinaldo aposta na manutenção de Curvelo na presidência do Legislativo para o biênio 2021/22. Apesar de ser uma continuidade no posto, na prática uma ´reeleição`, permanência não fere o Regimento Interno da Câmara, que permite Curvelo na disputa por se tratar de um novo mandato.


Sinais 7 Com Curvelo mantido no posto nº 2 do município e dono de um orçamento anual de R$ 57 milhões, Elinaldo fortalece e avança na outra fase do seu plano de fazer o amigo seu candidato na sucessão em 2024. Ainda segundo essas mesmas fontes, manutenção de Curvelo na presidência não vai ser fácil e com mais traumas que na disputa interna realizada no final de 2019.


Stand-by A juíza Bianca Gomes da Silva deu mais uma decisão que empurra o vereador José Marcelino (PT) para fora da disputa de 15 de novembro. Em despacho datado de sábado (24) a magistrada nega pedido de ´Embargo de declaração` da defesa do petista. Para a titular da 171ª Zona Eleitoral, a sua sentença do dia 18 (Confira), cancelando o registro da candidatura à reeleição do vereador, “não há obscuridade a esclarecer, contradição a eliminar ou omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício”.


Stand-by 2 Resta ao vereador recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), onde joga com a possibilidade de medida cautelar que suspenda os efeitos da decisão do TCM (Confira).  


Me engane Dizer que fez a maior carreata de Camaçari, exibindo imagens fragmentadas, editadas e enxertadas com outros truques do marketing político não engana mais o eleitorado. Com a tecnologia do drone, o ´VAR` comprovando o tamanho real da manifestação é a imagem sequenciada e sem cortes dessas filas motorizadas. O resto é mágica eleitoreira dos técnicos dos dois principais times. 


Registros O ex-prefeito de Camaçari, Helder Almeida (Democratas) é o entrevistado da próxima quinta-feira (29), na série “Contraponto – Falando de política”. Live no Instagram @joaoleitefilho01, começa às 21h. Série prossegue nos dias 5 de novembro, com o também ex-prefeito Luiz Caetano (PT), e no dia 12 com o antecessor do atual prefeito, Ademar Delgado (sem partido).


Registros 2 Datas foram definidas por sorteio realizado no último programa, durante entrevista sobre a importância do Legislativo para a democracia, com o advogado e diretor legislativo da Câmara de Vereadores de Salvador, Carlos Cavalvanti Neto – Leleto.


Registros 3 Além do Instagram @joaoleitefilho01, as entrevistas do “Contraponto” e da série “Camaçari 360º”, com políticos, pesquisadores e personalidades podem ser acessadas no You Tube João Leite Filho.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


27/10/2020        

Mais Notícias

Camaçari registra 14 novos casos de Covid-19 em 24h
Bahia vive 2ª onda de contaminação, diz secretário da saúde
Governo prepara privatização das Docas da Bahia
Maioria das empresas reduziu salários durante a pandemia
Odebrecht disponibiliza programa social de desenvolvimento sustentável
Camaçari registra 22 novos casos de Covid-19 em 24 horas
Cerca de 6 milhões tomaram empréstimo durante a pandemia
Redução no valor do auxílio aumenta situação de pobreza no Brasil
Vacinação contra Covid-19 terá 4 fases e começa pelos idosos
Camaçari registra 22 novos casos de Covid-19 em 24 horas


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2020 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL