Busca:

  Notícia
 
Cabo eleitoral


Adelmo Borges é dirigente do Rede Sustentabilidade de Camaçari

Em 2020, os candidatos ao executivo que buscam a reeleição, contam com um aliado a mais, a pandemia do novo coronavírus. Diferente dos tradicionais cabos eleitorais que vão às ruas convencer pessoas sobre as qualidades dos seus candidatos (prefeito e vereadores), alguns na buscam de uma oportunidade na próxima legislatura, outros para manter seus cargos comissionados e vantagens e os por ideologia.


Como se observa, os grandes beneficiados da pandemia são os atuais executivos municipais que buscam a reeleição. Isso porque sob o manto da emergência criaram complementação da renda das pessoas carentes (no caso de Camaçari) que segundo estimativa do IBGE alcança 34% dos que estão em situação de vulnerabilidade alimentar e 26% em estado de miséria, números aquecidos pelo processo de desemprego notadamente no setor de serviço (hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, escolas, feirantes, vestuário, assistência técnica, etc.) e moderadamente no setor industrial.


No contexto os atuais gestores além de frequentarem constantemente a mídia para divulgar estatísticas de infectados e ações de combate ao covid-19, criam projetos para complementar renda das famílias, distribuição de cestas-básicas e distribuição da merenda escolar às famílias do alunado o pode alcançar aproximadamente 50 a 60% da população. Em paralelo mantém as obras de maquiagem da cidade com oportunidade de estar próximo ao eleitor e, junto com os candidatos da sua base e levar a mensagem.


Diferentemente dos candidatos sem mandato que nas restrições de aglomerações, distanciamento social e o medo dos eleitores de serem infectados, ficam restritos à mídia social que pouco atende a uma manifestação de vontade das massas. Assim a pandemia passa a ser o grande cabo eleitoral de 2020.


Adelmo Borges adelmobs@terra.com.br é dirigente do Rede Sustentabilidade de Camaçari


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

Mais Notícias

Mega Sena acumula e paga R$ 54 milhões no sábado
Bolsonaro recua e suspende decreto de privatização da saúde
Camaçari registra 15 novos casos de Covid em 24 horas
Candidato a vereador é baleado em Camaçari
TSE cassa mandato de Marcel Moraes por abuso de poder
Inflação para os mais pobres é 3 vezes maior que para os ricos
Rede faz ato contra mudança nas regras eleitorais em Camaçari
Camaçari registra 11 novos casos de Covid-19 em 24 horas
Camaçarico 27 de outubro 2020
Atrasos podem deixar 17 milhões sem as 9 parcelas do auxílio


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2020 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL