Busca:

  Notícia
 
Cabo eleitoral


Adelmo Borges é dirigente do Rede Sustentabilidade de Camaçari

Em 2020, os candidatos ao executivo que buscam a reeleição, contam com um aliado a mais, a pandemia do novo coronavírus. Diferente dos tradicionais cabos eleitorais que vão às ruas convencer pessoas sobre as qualidades dos seus candidatos (prefeito e vereadores), alguns na buscam de uma oportunidade na próxima legislatura, outros para manter seus cargos comissionados e vantagens e os por ideologia.


Como se observa, os grandes beneficiados da pandemia são os atuais executivos municipais que buscam a reeleição. Isso porque sob o manto da emergência criaram complementação da renda das pessoas carentes (no caso de Camaçari) que segundo estimativa do IBGE alcança 34% dos que estão em situação de vulnerabilidade alimentar e 26% em estado de miséria, números aquecidos pelo processo de desemprego notadamente no setor de serviço (hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, escolas, feirantes, vestuário, assistência técnica, etc.) e moderadamente no setor industrial.


No contexto os atuais gestores além de frequentarem constantemente a mídia para divulgar estatísticas de infectados e ações de combate ao covid-19, criam projetos para complementar renda das famílias, distribuição de cestas-básicas e distribuição da merenda escolar às famílias do alunado o pode alcançar aproximadamente 50 a 60% da população. Em paralelo mantém as obras de maquiagem da cidade com oportunidade de estar próximo ao eleitor e, junto com os candidatos da sua base e levar a mensagem.


Diferentemente dos candidatos sem mandato que nas restrições de aglomerações, distanciamento social e o medo dos eleitores de serem infectados, ficam restritos à mídia social que pouco atende a uma manifestação de vontade das massas. Assim a pandemia passa a ser o grande cabo eleitoral de 2020.


Adelmo Borges adelmobs@terra.com.br é dirigente do Rede Sustentabilidade de Camaçari


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

Mais Notícias

Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha
Colunistas Diego Copque
Colunistas Waldeck Ornélas
Mortalidade por câncer de mama aumenta 86,2% em 22 anos no Brasil


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL