Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 22 setembro 2020


Abanador  Daqui a exatos 54 dias, Camaçari decide se o atual alcaide Antonio Elinaldo (Democratas) continua no poder por mais 4 anos, ou se será trocado. Votação também mexe na composição da Câmara de Vereadores. Se vai trocar todos os atuais 21 ocupantes, ou uma parcela dessas vagas, só a noite do dia 15 de novembro dirá.


Abanador 2 Regida por nova legislação que acaba a coligação partidária, eleição traz números nunca experimentados em Camaçari. Neste 15 de novembro o eleitor terá 9 nomes na disputa pela cadeira de alcaide: Elinaldo Araújo (Democratas), Ivoneide Caetano (PT), Oziel Araújo (PDT), Sócrates Magno (PSOL), Pedrinho de Pedrão (Avante), Heckel Pedreira (Rede), Antonio Carlos Soares (PL), André Pegova (PMN) e Josué Marinho (PV).


Abanador 3 Os números também batem recorde na disputa para a cadeiras das 21 Câmara de Vereadores. Em 2016, com a possibilidade de coligação de partidos, foram cerca de 400 candidatos. Nesta nova realidade soma supera os 500 postulantes. Conta inclui 19 vereadores que disputam a reeleição. Estão fora o vereador Sesé Abreu (PSDB), que pendura as chuteiras e conta os tempos para a gorda aposentadoria como servidor municipal. E o colega Oziel que migra  para a lista dos prefeituráveis.


Abanador 4 Enquanto o dia do ´fica`, ou do ´tira` não chega, a Coluna ouve figuras da política local e suas projeções com base em pesquisas extra-oficiais, escutas de lideranças e de gente acostumada com a temperatura e o ´modus camaçariense` de votar.


Abanador 5 Como assoprar em política depende do lado, enquanto a conta do ´carvão molhado` não sai com os resultados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), governistas e oposicionistas anunciam braseiro intenso.


Abanador 6 No lado dos governistas, a conta é de que não fazem menos que 16 vereadores. Desse time, 6 podem ser virgens que nunca conheceram os prazeres do mandato, ou suplentes que sentaram na cadeira provisoriamente na atual legislatura. No Democratas, principal partido da base elinaldista, as projeções indicam 6 a 7 eleitos ajudados pelos cerca de 4 mil votos de legenda.


Abanador 7 Novidade na base governista será o jovem e oxigenado PSL. Formado por castos de mandato, legenda comandada no estado pela deputada federal Dayane Pimentel, deve fazer 2 vereadores, dizem essas mesmas contas. As outras 10 vagas, ainda segundo essas previsões, ficariam com o PSDB e o Cidadania (3 a 4), e Republicanos, com até 3 cadeiras.


Abanador 8 A base oposicionista também projeta fazer metade, ou até a maioria das 21 cadeiras do Legislativo. No PT, que aposta no reforço dos cerca de 5 mil votos de legenda, a conta é fazer 4 a 5 vereadores. Mesmo com problemas de reeleição de parte da bancada de 4, petistas não falam em números de renovação, mas fontes da Coluna dizem que troca pode chegar a 2 nomes.


Abanador 9 Nessa conta de somar dos antigovernistas, o PSB faria 2 vereadores, mesmo número do PP, enquanto o PCdoB e o PSD podem conquistar até 2 lugares no Legislativo. Ainda seguindo essas avaliações, o Avante de Pedrinho de Pedrão, o PDT do vereador Oziel Araújo e o PP do agora vice de Ivoneide, Fábio Lima, conquistariam cada um uma vaga.


Abanador 10 Na conta dos partidos com quase nenhuma chance de fazer um representante, o destaque é o PSOL. Capitaneado pelo educador e candidato a prefeito Sócrates Magno, legenda com a grife e presença midiática do símbolo Marielle Franco perdeu o trem e não se consolidou como oposição, muito menos como abrigo seguro para bons nomes capazes de somar. Com apenas 5 candidatos a vereador, legenda precisaria ter algo em torno de 6,5 mil votos, número estimado para o quociente eleitoral, para conquistar uma das 21 cadeiras do Legislativo.


Abanador 11 Baixo números de vereadores e densidade eleitoral também foram uma mistura nada favorável ao Rede do empresário Heckel Pedreira, ao PMN encabeçado por André Pegova, ao PV de Josué Marinho, e ao PL de Antonio Carlos Soares.  


Memória  Nadja Meirelles é a entrevistada da série “Camaçari 360º”, próxima segunda-feira, 28 de Setembro, às 18h. Na Live no Instagram @joaoleitefilho01, a compositora e cantora, considerada uma das vozes mais afinadas da MPB, vai falar sobre sua música, o movimento cultural, o novo palco e a nova plateia.


Memória 2 Além do Instagram @joaoleitefilho01, todas as entrevistas com políticos, pesquisadores, personalidades, e gente com intensa relação com a história de Camaçari, podem ser acessadas no You Tube João Leite Filho.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


22/9/2020

Mais Notícias

Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL