Busca:

  Notícia
 
Fumaça dos incêndios no Pantanal chega a São Paulo


O mês de setembro registra o maior volume de queimadas dos últimos 22 anos no Pantanal. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Seguno o órgão federal responsável pelo monitoramento do País por meio de imagens de satélites, bastaram 20 dias deste mês de setembro para que mais de 5.900 focos de queimadas ardessem sobre o bioma.


Somados todos os incêndios ocorridos no Pantanal desde o dia 1º de janeiro, 2020 já entrou para a história como o ano mais avassalador desde o início da série histórica medida pelo Inpe, em 1998. Em menos de nove meses, o Pantanal chega a 16 mil focos de incêndio.


Com algumas centenas de metros de altura,e distante cerca de 4 mil, 5 mil quilômetros do seu ponto, a fumaça já sobrevoa os bairros de São Paulo. As imagens de satélite mostram os céus da América Latina varridos por um gigantesco tornado carregado de partículas de ipês, castanheiras e jatobás. A fumaça se espalha e sobe para Rio Branco, no Acre e também atinge Porto Velho, em Rondônia.


Ainda segundo o INpe, apenas em setembro de 2019 a Amazônia foi engolida por 19.900 focos de incêndios, e caminha para superar a marca de 30 mil pontos identificados. O volume consolidado em 2020 já ultrapassou os 70 mil focos de queimadas na região, ante os 89 mil registrados nos 12 meses do ano passado.

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL