Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 11 de agosto 2020


Distância A gestão do alcaide Antonio Elinaldo (Democratas) segue descuidando da sua história e de seus representantes. A última foi o tratamento distante e equivocado dado ao sacerdote Tata Ricardo Tavares, eleito membro do Conselho Estadual de Cultura.


Distância 2 Em material postado no site da prefeitura (Confira) e distribuído para a imprensa, sobre a eleição do representante camaçariense, a prefeitura sequer cita a condição de representante do Candomblé e o terreiro que Tata Ricardo comanda, o Lembá, localizado na  estrada da Cascalheira (BA-531). Muito menos cita como referências fundamentais para a sua eleição, sua condição de ex-presidente do Conselho de Cultura de Camaçari, e idealizador da Escola Zumbi dos Palmares, localizada na área do terreiro e conhecida pela sua diversidade e boas notas no Ideb.


Distância 3 Queixa dos segmentos religiosos de matriz africana é antiga. Chega a flertar com a intolerância, como lembrou em recente artigo publicado na seção Colunistas do Camaçari Agora (Confira), outro importante líder religioso, Tata Laercio Sacramento, do terreiro de Jauá.


Distância 4 Ainda nessa linha de descuido, a Coluna lembra o emblemático caso de erro com a nomenclatura da praça em homenagem à Mãe Eulina. Apesar do alerta do Camaçarico, em janeiro do ano passado, correção do nome da sacerdotisa só foi realizada quase 8 meses depois (Confira). Por falar na praça localizada no bairro da Bomba, onde a religiosa morou, espaço se encontra sem a devida identificação desde o começo do ano, resultado de um estranho ato de vandalismo.


Novo léxico No dicionário, o adjetivo emergencial significa caráter de urgência, que não pode ser adiado. Mas, no ´Aurélio` da secretaria de cultura de Camaçari (Secult) a definição é outra. Não tem como fazer outra leitura para o atraso no festejado  “pioneiro” edital de apoio aos artistas de Camaçari.


Novo léxico 2  Lançado em maio, com previsão para distribuir no mês seguinte, cerca de R$ 360 mil para projetos individuais e coletivos, o "emergencial" segue sem previsão nesse agosto mascarado e menos despreocupado com a pandemia.


Novo léxico 3 Nessa mesma linha de interpretação, o Camaçarico não esconde sua preocupação com os serviços previstos para a antiga estação de trens. Anunciada na semana passada no Diário Oficial, obra não pode receber o mesmo entendimento de que “restauração e requalificação das estruturas físicas da edificação” significa demolição, como aconteceu em junho do ano passado, com o casarão sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município, como mostrou o Camaçari Agora (Confira) e o Camaçarico (Confira), e posteriormente com prédio onde funcionou o clube social e o cinema.


Novo léxico 4 Depois do estrago nos representativos espaços para a história e memória da cidade, cabe ao alcaide Elinaldo assumir a leitura e mostrar o verdadeiro dicionário para os desatentos aliados Marcia Tude, titular da Secult; Luciel Neto, sub-secretário; e a doutora Joselene Cardin, titular da pasta da infraestrutura.


Engorda  Quem anda em alta na bolsa de apostas para a reeleição é o vereador Jackson Josué. O petista é listado como um dos nomes mais fortes no quadro oposicionista. Depois de faturar com seu pedido de adiamento dos prazos de pagamento dos impostos municipais, graças à demora da gestão do alcaide Antonio Elinaldo (Democratas), Jackson anda engordando sua cesta eleitoral para muito além do seu principal reduto, o bairro do Gravatá.


Engorda 2 O ex-candidato a deputado estadual em 2018, quando somou  14.523 votos, sendo  9,5 mil em Camaçari, acaba de receber o apoio do ex-vereador Zé de Elísio, importante liderança da região de Barra do Pojuca. Mais votado na bancada oposicionista no pleito de 2016, com 2.167 votos, Jackson, que mira o horizonte de 2022, sem esquecer o pleito de 15 de novembro próximo, não anuncia sua conta, mas seguramente aposta no significativo apoio do ex-presidente do Legislativo nessa caminhada.


Memória  O ator e produtor Geny Santos, e o seu personagem Matilde ´a Boa`, são os entrevistados de segunda-feira (17), da série “Camaçari 360º”. Live no Instagram @joaleitefilho01, começa às 18h.


Memória 2 A última entrevista, realizada na segunda-feira (10), foi o engenheiro José de Freitas Mascarenhas, sobre a história de criação e sua importante participação no planejamento e execução do polo industrial de Camaçari.  


Memória 3 Além do Instagram @joaoleitefilho01, toda a série de entrevistas, iniciada com os pré-candidatos a prefeito do município, também pode ser acessada no You Tube João Leite Filho.


Memória 4 Série “Camaçari 360º” já ouviu o historiador Diego Copque, o ex-vereador José Raimundo Mônaco, a professora Sandra Parente, a treinadora da Seleção Brasileira F7, Dilma Mendes, e Gilmar Joaquim, sobre a história da Banda Municipal de Camaçari (Bamuca).


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


11/8/2020

Mais Notícias

Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL