Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 29 de julho 2020


A Orbi e a Urbi Depois de tentar se instalar em Camaçari, ainda em 2018, Amélia Rodrigues e Santo Amaro da Purificação, até o começo da semana, a indústria química Orbi, que em latim significa mundo, finalmente encontrou sua ´Urbi`, ou cidade, ainda segundo o velho idioma romano.


A Orbi e a Urbi 2 Graças a um conjunto de pecados, capitaneados pelo papa santamarense Caetano Veloso, pela própria fábrica, que apesar de produzir lubrificantes, nada ou pouco sabe sobre ´desengripar` a máquina do poder, e pelo governo do estado, que deveria lubrificar , ao invés de enferrujar ao dificultar o licenciamento da indústria, há cerca de 2 anos atrás, a Orbi Química terminou voltando para a sua tão sonhada urbi.


A Orbi e a Urbi 3 Com as novas facilidades, como terreno doado pelo município e outros benefícios, a Orbi Química vai poder instalar sua unidade na urbi sede do maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul. Vizinha de grandes e potencias clientes como a Ford, Basf, e das fábricas de pneus, a Orbi também mira o milagre do crescimento com a montagem de uma eficiente cabeça de ponte para o mercado Nordestino.


A Orbi e a Urbi 4 Assim como a benção romana, esse processo de reconquista da Orbi também tem padrinhos. Segundo apurou a Coluna, o atual secretário de administração e ex-prefeito, Helder Almeida, e a ex-secretária de desenvolvimento urbano, Juliana Paes, hoje assessora do alcaide Antonio Elinaldo (Democratas), foram decisivos na montagem da engenharia que conseguiu trazer de volta a Orbi para a sua tão desejada urbi.


Calmante O Ministério Público de Camaçari (MP) decidiu arquivar o pedido de abertura de inquérito que acusava a enfermeira Norma Duplat, seu marido, o médico e atual secretário de saúde do município, Luiz Duplat, e o vereador e ex-titular da Sesau, Elias Natan (PSDB) de troca de favores através do chamado nepotismo cruzado. De acordo com a decisão do promotor Everardo Yunes, datada de 1º de junho, não existem provas de que a ida da esposa do Dr. Duplat, para uma assessoria no gabinete do vereador se configurasse em irregularidade.


Calmante 2 O emblóglio, com sintomas claros de favorecimento, foi mostrado pelo Camaçarico de 16 de abril  (Confira). Começou com a nomeação da esposa do Dr. Duplat, que tinha um cargo comissionado na secretaria de saúde, quando seu cônjuge ocupava o cargo de subsecretário, e o também doutor Natan era o titular da pasta. Com a ascensão de Duplat para o posto de titular da Sesau, a Sra Norma foi exonerada e nomeada no gabinete de Natan, que por conta da legislação eleitoral precisou de desincompatibilizar do cargo e reassumir sua cadeira de vereador.


Calculadoras  Por falar em saúde, continua sem explicação a diferença entre os números sobre a Covid-19 em Camaçari, fornecidos pelas secretarias de saúde do município (Sesau) e a do estado (Sesab). De acordo com o último boletim distribuído na noite de terça-feira (28), a prefeitura contava 3.874 casos e 63 óbitos, enquanto o estado computava 3.726 contaminados e 58 mortes. A diferença para menos, agora na conta de somar da Sesab, é de 148 casos e 5 óbitos.


Novo Axé Diferente das demais religiões, algumas que nunca fecharam e outras que reabrem seus templos, a maioria dos cerca de 300 terreiros de Candomblé de Camaçari seguem fechados para celebrações com aglomeração no barracão, espaço onde acontece as grandes festas.


Novo Axé 2 No terreiro de Jauá, liderado por Tata Laércio Sacramento, apenas as consultas individuais e outros trabalhos que respeitem o “novo normal” na agenda do axé estão sendo realizados. Festas como a do Tempo, em agosto, em homenagem ao Inquice, orixá no Candomblé Angola, e Lemba, também conhecido como Oxalá, fechando o ano, estão suspensas.


Novo Axé 3 Movimento parecido, que não segue apenas os ditos médicos, mas tem a aprovação e determinação dos orixás, acontece em outra grande e não menos importante casa. Já no terreiro  de Lembá, do sacerdote Tata Ricardo, também localizado na Via Cascalheira, todas as atividades estão suspensas. Festas como a Kocuana, celebração da terra, que deveria ocorrer na próxima semana; o tradicional caruru de 7 de setembro em homenagens às crianças, e o dezembro de Mameto Kayango (Iansã) também estão suspensas.


Memória  O camaçariense Gilmar Joaquim é o entrevistado de segunda-feira (3), da série “Camaçari 360º”. Gestor da Banda Municipal de Camaçari até meados de 2019, Gil Bamuca, como é conhecido, vai contar um pouco da história de um  das mais importantes conjuntos musicais  do estado. Live no Instagram @joaleitefilho01, começa às 18h.


Memória 2 Série “Camaçari 360º” já ouviu o professor, pesquisador e historiador Diego Copque, o pesquisador e ex-vereador José Raimundo Mônaco e a professora e pesquisadora Sandra Parente, e a treinadora da Seleção Brasileira feminina F7, Dilma Mendes.


Memória 3 Além do Instagram @joaoleitefilho01, toda a série de entrevistas, iniciada com os pré-candidatos a prefeito do município, também pode ser acessada no You Tube João Leite Filho.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


29/7/2020

Mais Notícias

Camaçari retoma o sistema de transporte intermunicipal
Brasil tem 9 mil voluntários para testar a vacina da Covid-19
Camaçari registra apenas 4 casos de Covid-19 em 24 horas
O orçamento na pandemia –Parte2
Brasil deve gastar cerca de R$ 700 bilhões com a Covid-19
Estudo mostra que carga viral pode indicar maior risco de morte
Camaçari conta 4.445 casos com os 43 novos contaminados
Fortuna do dono do Facebook cresce com a pandemia
Segmento dos supermercados segue em crescimento
Justiça tira Fernando Gomes do comanda de Itabuna


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2020 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL