Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 22 de maio 2020


Máscara Mesmo ainda sem pacientes, o centro intermediário de enfrentamento ao coronavírus de Camaçari já apresenta sinais de contaminação. É o que mostra o contrato de gestão da unidade, assinado no final do mês passado, entre a secretaria de saúde do município (Sesau) e Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos, estrutura do Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitoria (INSV). Com validade de 90 dias e valor total de pouco mais de R$ 4,2 milhões, contrato chama a atenção pelo adiantamento de R$ 1,9 milhão, quase 50% dos gastos estimados pelo município de Camaçari com a unidade.


Máscara 2 Segundo fontes ouvidas pela Coluna, essa antecipação não é comum, mesmo em casos emergenciais. Garantem que esses custos com adequação do espaço, instalação de equipamentos, seleção e treinamento de pessoal, e outras despesas, deveriam ser bancados pelo contratado, no caso o INSV.


Máscara 3  Ainda segundo essas mesmas fontes, acostumadas com números e procedimentos, o contratado, no caso o instituto com sede no povoado de Oliveira dos Campinhos, cidade de Santo Amaro da Purificação, precisa ter capacidade financeira para bancar esses custos, que geralmente são diluídos no decorrer do contrato.


Máscara 4 Prometido para começo de maio e ainda sem data para inauguração, unidade que vai funcionar no antigo Hospital da Mulher terá 20 leitos de observação e capacidade de atendimento para até 60 pacientes. Até o fechamento da Coluna, a Sesau não havia respondido os questionamentos sobre participação de outras entidades no processo de contratação para gestão do centro intermediário, e os motivos para a antecipação de quase metade do valor total do contrato.


Finalmente  A Câmara de Vereadores de Camaçari demorou para entender seu papel como formulador e fiscalizador nessa pandemia do Covid-19. Depois dos muito alertas do Camaçarico, desde o começo de abril (Confira), e das cobranças nas redes sociais, a Casa do Povo resolveu adotar as sessões virtuais.


Finalmente  2 Os trabalhos serão retomados na próxima terça-feira (26). Transmissão será no prédio do Legislativo, com cada um dos 21 vereadores falando de seus gabinetes. Sessão transmitida pela TV Câmara Canal 25.1, e redes sociais, permitirá a população assistir os debates.


Finalmente 3 Desde março, o Legislativo realizou algumas sessões relâmpago, para  aprovar medidas e proposições do alcaide Antonio Elinaldo (DEM). Acomodada e sob a máscara do coronavírus, a maioria dos vereadores, governistas e oposicionistas pouco se mexeu para conectar  o Legislativo a essa nova e necessária realidade. Agora, terão a oportunidade de voltar a cumprir seu papel constitucional, buscando junto com o Executivo e sociedade os melhores caminhos e soluções para enfrentar o coronavírus e suas consequências no município.


Tudo como dantes O distrito de Vila de Abrantes, região cortada pela estrada do Coco (BA-099), em Camaçari,  segue em destaque nos casos de contaminação pelo Covid-19. Vizinha a Lauro de Freitas, uma das cidades campeãs de casos de contaminação no estado, região registra números diferenciados.


Tudo como dantes 2 De acordo com o último boletim da secretaria de saúde do município (Sesau), região que vai até Arembepe (9 casos), é a campeã com um total de 53 registros, o que equivale a 40% dos 132 registros em todo o município. Distrito, que também tem metade das 6 mortes oficiais em toda a Camaçari, conta 32 registros nas localidades conhecidas como Vila de Arbrantes (17 casos), e outros 15 na vizinha Catu de Abrantes.


Tudo como dantes 3 Mesmo com números incomuns, não se tem notícia de ações mais intensas da Sesau na região, como barreiras sanitárias, realização de testagem da população e outras práticas mais amplas e duras para conter o avanço do Covid-19 na região.


Distanciamento O ex-deputado estadual Bira Coroa está fora da campanha da candidata petista do seu partido em Camaçari, a advogada Ivoveide Caetano. Segue em quarentena e só vai para o corpo a corpo na  campanha de reeleição do vereador José Mardelino. Hoje na 2ª suplência, Bira aguarda a movimentação de Rui no primeiro escalão e os resultados das urnas, com a eleição de deputados para o comando de algumas cidades, quando espera voltar  à Assembleia Legislativa.


Distanciamento 2 Já o 3 vezes alcaide de Camaçari, e esposo da candidata petista, o também ex-deputado Luiz Caetano, anda reclamando do isolamento que vem sofrendo por parte do governador. Acha que Rui Costa poderia reduzir a fita métrica política e ampliar a contaminação do seu bem avaliado governo em favor de Ivoneide. 


Distanciamento 3 Mesmo sem o contato mais próximo, comum noutros 22 de maio, Dia do Abraço, o encontro do alcaide Antonio Elinaldo (DEM) com o vereador petista Jackson Josué não ficou sem clima de carinho. Jackson participou, na tarde desta sexta-feira, da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Barra do Jacuípe, orla do município, ao lado do secretário estadual de saúde, Fábio Villas Boas, que representou o governador.


Números A população de Camaçari segue apoiando a luta contra o coronavírus e  todas as medidas adotadas pelo município para conter o avanço da doença. Pesquisa realizada entre os dias 8 e 12  deste mês, pelo Instituto Elege, que a Coluna teve acesso, mostra que a maioria está preocupada com a pandemia. Dos quase 1 mil moradores ouvidos na sede, orla e zona rural do município, 75% são contrários a reabertura de todo o comércio e atividades, como  lojas, academias e salões de beleza. Número  ainda maior (88,7%) defende a manutenção das escolas fechadas.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


22/5/2020 Atualização às 20h22

Mais Notícias

Emissoras católicas negociam apoio financeiro com Bolsonaro
Prefeitura suspende contrato do viaduto por atraso nas obras
Bahia ultrapassa os 26 mil casos de contaminados pelo Covid-19
Governo prorroga auxílio emergencial mas reduz valor
Ex-deputado Joaci Góes elogia governo do presidente Bolsonaro
Pandemia aumenta em quase 10 vezes a criação de lojas virtuais
Brasil já é o 3º no mundo em mortes pelo Covid-19
Camaçarico 4 de junho 2020
Bahia tem 290 cidades com sistemas de transportes suspensos
Aumenta número de homens que realizam tarefas domésticas


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2020 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL