Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 6 de abril 2020


Quarentena  A Câmara de Vereadores de Camaçari segue fechada e pouco ou nada contribuindo com formulações para ajudar a enfrentar a crise do Covid-19 no município. Depois da cobrança do Camaçarico, pela realização de sessões online (Confira), a Câmara reagiu, mas ao seu modo.


Quarentena 2 Postou um vídeo em que o vereador Flavio Matos (DEM) dá uma aula de cuidados que a população deve ter, e as medidas que os governos estão adotando para minorar a grave crise que ameaça  a saúde da população e seus empregos.


Quarentena 3 Mesmo destacando na sua fala de cerca de 3 minutos que o “trabalho do Legislativo é fiscalizar”, que está “ansioso” e de que vivemos um momento de “reflexão e, sobretudo, responsabilidade”, não anuncia nenhuma novidade.


Quarentena 4 Resumindo, os vereadores seguem em quarentena e sem riscos de cortes de salário ou qualquer outra vantagem. Anunciaram apenas a devolução de parte do duodécimo, a sobra no repasse que a prefeitura envia para pagar as despesas do Legislativo. Essa proposta não inclui redução de salários de vereadores e cargos comissionados graduados.  


Quarentena 5 Distante de toda essa pandemia, o presidente do Legislativo, vereador Jorge Curvelo (DEM), sequer deu o ar da sua graça. Não se manifestou, muito menos apareceu em reunião do staff do governo do amigo e companheiro de longas lutas, Antonio Elinaldo.


Quarentena 6  De  forma isolada, vereadores usam as redes sociais para pedirem a suspensão de impostos municipais, das festas, até dos etc. Mas, seguem longe do consenso que deveriam buscar nesse momento de crise. Nada falam sobre doarem ao menos parte da sua cota de combustível e cederem os veículos a que têm direito, para reforço da frota nas ações de combate do Covid-19 no município.


Sem máscara Por pouco o alcaide Antonio Elinaldo não embarca na proposta dos pastores evangélicos e empresários, de reabrir o comércio e os templos do município. Não satisfeitos com a derrota, segmentos produtivos insistem numa outra modelagem, com a instituição de um rodízio de atividades no comércio, com dias e horários de funcionamento por grupos de atividades.


Sem máscara 2  O que esses mesmos empresários esquecem é que a proposta copiada da prefeitura de Vitória da Conquista, também bombardeada por lá, não se aplica a Camaçari. Diferente da cidade localizada no centro-sul do estado, onde o forte é a atividade comercial e de serviços, Camaçari, com os mesmos cerca de 300 mil habitantes que Conquista, tem seu motor na atividade industrial.


Sem máscara 3  Como se esse fator não fosse suficiente para mostrar que o comércio aberto é mais prejuízo que fechado, A Coluna lembra a proximidade de Camaçari de Salvador, e sua relação de interdependência com a capital, maior concentração de contaminados e mortes pelo Covid-19 no estado.


Incubação Por falar em esforço, o alcaide Elinaldo vai ou não vai cortar seu salário e de demais secretários, assessores e pessoal graduado da prefeitura para ampliar o caixa de combate ao coronavírus. As previsões para este resto de ano, e o alcaide sabe mais que ninguém, não serão nada boas, com a queda de receita proveniente de impostos.  


Incubação 2 Nesse movimento, que não se sabe a velocidade e o tamanho, a prefeitura anunciou no começo da noite desta segunda-feira (6) a criação de uma comissão de avaliação orçamentária e financeira  para estudar esses caminhos e soluções. Agora é aguardar o tempo entre a exposição  e a manifestação dos primeiros sintomas efetivos.


Vespeiro Apesar de plausível, a proposta do candidato a prefeito de Camaçari pelo PSol, de botar os servidores de todas as secretarias para trabalhar, não foi bem aceita por segmentos da categoria.


Vespeiro 2 Em Carta Aberta ao prefeito, publicada com exclusividade pelo Camaçari Agora (Confira), o educador Sócrates Magno não deixa dúvidas e defende com todas as letras a relocação de “pessoal de diversas secretarias que se encontram esvaziadas por conta da diminuição de atividades”, para engrossar o exército contra o hoje inimigo comum da população. A falta de estrutura para realizarem suas funções aparece no topo da lista de justificativas dos servidores para não saírem de casa.


Tons  Mesmo fora do cargo de secretário de saúde do município, o médico ortopedista Elias Natan (PSDB) segue colado nas ações da pasta que deixou semana passada, por força da Legislação Eleitoral. Com o Legislativo sem função, apesar desses tempos de crise e carência de contribuições, o vereador e doutor não deixou a trincheira da Sesau. Missão, apesar de espinhosa, ajuda a manter sua imagem de ´Mandetta` de Camaçari, com dividendos eleitorais inevitáveis.


Tons 2 Apesar do seu prestígio com o alcaide seguir em alta, ao ponto de fazer sombra ao atual titular, o seu ex-subsecretário desde o começo da gestão, o médico obstetra Luiz Duplat, Natan está consciente e segue sua estratégia. Sabe as diferenças entre hierarquia, poder, e teoria e prática.


Tons 3 Neste ritual, o agora vereador doutor Natan, não apenas segue controlando todos os cargos chaves da pasta. Também manteve o referencial simbólico da saúde nesses tempos de Covid-19. Por questões óbvias, passou a envergar o colete azul, já que o modelito bege é de uso exclusivo do agora secretário e não menos experiente, qualificado e conhecedor de Camaçari como poucos, o doutor Duplat.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


6/4/2020

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal cresce 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL