Busca:

  Notícia
 
Sócrates cobra mais ações de Elinaldo no combate ao Covid-19


Sócrates Magno é candidato a prefeito de Camaçari pelo PSol

O candidato a prefeito de Camaçari pelo PSol, Sócrates Magno, defende mais medidas administrativas para conter o avanço do coronavírus no município. Para o educador, a gestão do prefeito  Antonio Elinaldo (DEM) precisa ser mais corajosa e adotar medidas mais arrojadas e urgentes. 


No documento que o Camaçari Agora publica com exclusividade, o educador defende a relocação de servidores, hoje ociosos com a suspensão das atividades de boa parte da maquina administrativa, para funções ligadas diretamente ao ataque do avanço da pandemia. Também defende  mais recursos para programas de renda básica, alimentação e  medicamentos. 


Carta aberta ao Exmº Senhor Prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo 


Prezado prefeito, 


Como cidadão camaçariense, com experiência e formação em gestão pública, venho tentar contribuir para o esforço de guerra que significa a luta contra essa pandemia que assusta e dizima seres humanos, em todos os lugares desse planeta. 


Tentarei listar algumas sugestões, para além das medidas rotineiras e manutenção de serviços essenciais que a administração pode, deve está realizando. Me dirijo aqui para questões estruturais, que podem fazer com que as ações diretas do governo ganhem eficácia e credibilidade. 


Inicialmente, a composição de um gabinete de crise – de fato – se faz necessário, em que a autoridade de saúde do município seja a pessoa central, com o aval do gestor, para a tomada de decisões. Esse gabinete precisa contar com representantes dos poderes estabelecidos, tais como o Presidente da Câmara Municipal e as respectivas lideranças da situação e oposição. 


Esses terão a função de acelerar e propor mudanças no orçamento para o atendimento das relocações das dotações orçamentárias, agilizando assim as ações de compra de material e serviços. Para tal, a presença da procuradoria do município, juntamente com representantes do poder judiciário, que poderão dar aval legal para essas ações e blindar o próprio governo de eventuais possibilidades de ser acionado por improbidade administrativa. 


Trabalhar apenas com dados oficiais. Assim como manter a transparência tanto na captação desses dados como na produção das estatísticas ligadas diretamente ao município. Essa transparência trará confiabilidade por parte da população e entidades de classe, imprensa. 


Relocar pessoal de diversas secretarias que se encontram esvaziadas por conta da diminuição de atividades fim ou meio. Para assim, engrossas as fileiras das pastas de saúde, ação social, infraestrutura, Defesa Civil. Grandes pontas de lança nesse processo. 


Acrescentar nesse gabinete, representantes de entidades de classe. Microempresários, comerciantes, polo petroquímico, universidades, associação de moradores, movimento negro, instituições assistenciais e de caridade e demais entidades que possam representar a sociedade civil organizada. 


Afastar, até exonerar se for o caso, qualquer servidor que lance mão de ceticismos, achismos, elucubrações, teorias da conspiração, que não estejam em consonância com protocolos internacionais de enfrentamento à essa pandemia. Assim como relativizar qualquer opinião que não esteja ligada ao bem comum, visando apenas o benefício de uma classe, segmento, em detrimento às necessidades do povo. 


Trabalhar dentro dados técnicos, experiências que deram certo em outras localidades, dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, assim como diversos outros organismos que tem trazido estatísticas, resoluções, medidas de contenção e combate ao alastramento do Covid-19. 


Ao cercar-se de cabeças pensantes, sem paixões políticas, ideológicas ou religiosas, as decisões tendem a ter uma assertividade maior, sem reinventar a roda. Apenas seguindo boas práticas espalhadas em países que viveram e estão vivendo essa pandemia antes de nós. 


Assim, as decisões colegiadas trazem credibilidade perante a população. Decisões essas que terão caráter impopular, assim como qualquer uma que tenda a conter e até reduzir danos de uma pandemia que não poupa ninguém. Tanto em países desenvolvidos como nos mais pobres. 


Não podemos deixar de termos ciência que as ações contingenciais, não podem anular as de médio e longo prazo, uma vez que essa situação perdurará por muito tempo. Reabertura em ampliação de postos de saúde, cemitérios. O investimento nessa infraestrutura precisa correr paralelamente para que a perspectiva de futuro seja a com maior redução de danos. 


Enfim, senhor prefeito, tenho certeza que muitas dessas ações já devem estar em curso, mas fiz questão de descrever algumas ações simples que possam dar a possibilidade de utilizar muito mais a sua liderança, do que da autoridade para que possas conduzir esse processo árduo de forma mais lúcida possível. E acima de tudo, sem pensar em eleitorado, torcida ou qualquer fator que não seja a melhor saída para esse problema mundial que tem soluções também nesse âmbito. 


Que o senhor possa ter firmeza para tomar decisões impopulares, como o próprio isolamento social, mas que faça a população compreender que essa é a melhor decisão para salvarmos vidas. 


As consequências dessa pandemia serão grandes, mas que o senhor tenha a serenidade de trabalhar de forma equilibrada para que as perdas humanas sejam mínimas, dentro de um cenários e perspectivas aterradoras. Para tal, esse gabinete precisa estar longe de ser um palanque eleitoral, mas uma sala de controle humanitária e inteligente. 


No mais, são as ações de rotina que precisam ser mantidas e ampliadas, como o acesso e agilização de recursos de renda básica, alimentação, medicamentos, para que a população deixe de pressionar para a abertura de comércios e empregos e sinta segurança que o poder local está trabalhando e que o esforço para sairmos com menos perdas humanas é de toda a população.

Desde já, como cidadão, me coloco à disposição para dialogarmos no que eu possa contribuir no campo das ideias.

Um forte e fraterno abraço e que tudo corra bem. 


Sócrates Magno Torres

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL