Busca:

  Notícia
 
Maioria dos brasileiros considera a Justiça morosa e burocratizada

A morosidade e a burocracia da Justiça são o que desestimulam o ingresso em uma batalha judicial. De acordo com pesquisa inédita realisada pela Associação dos Magistrados Brasileiros sobre a percepção que a sociedade tem da Justiça, 64% dos brasileiros  consideram esse motivo para desistirem da briga por seus direitos. Ainda segundo a pesquisa, 52% dizem confiar na Justiça brasileira. O índice é inferior ao de Estados Unidos (69%) e Grã Bretanha (62), por exemplo.


O levantamento da AMB em parceria com a Fundação Getulio Vargas e executado pelo Ipespe também mostra que 28% dos entrevistados criticam a Justiça por entender que ela só favorece quem tem dinheiro, e 19% consideram que ela aplica penas muito leves. 


Outros 14% dizem que a Justiça não é imparcial, quase o mesmo percentual que reclama de pouca informação sobre como acessá-la (15%). Ainda assim, 59% dizem que vale a pena acionar os tribunais.


A pesquisa mostra ainda que a avaliação do funcionamento do Judiciário é menos severa entre aqueles que, de alguma forma, o conhecem ou o acessaram. Entre que os que são chamados de usuários do sistema, 65% dizem que vale a pena recorrer à Justiça.


A avaliação sobre o trabalho das cortes também é melhor entre os que já foram a elas: 41% dizem que é bom ou muito bom. Quando a pergunta é feita aos que nunca acessaram o Judiciário, esse índice cai para 35%.

Mais Notícias

O trio elétrico completa 70 anos e vira marca no carnaval do Brasil
Cantora critica governo e prefeitura por falta de apoio a artistas
O Cardápio banido
Coronavírus faz Brasil perder R$ 47 bilhões com exportações
Camaçari faz campanha contra exploração infantil no carnaval
Brasil volta a vender carne fresca para o mercado americano
Baianas da Império Serrano desfilam sem as tradicionais saias
O Biribiri e o radialista
Vale fecha ano do acidente de Brumadinho com prejuízo
Nova chefe do Ministério Público foi a 3ª da lista tríplice


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2020 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL