Busca:

  Notícia
 
Ação contra magistrados baianos determina bloqueio de R$ 581 mi

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou o bloqueio de R$ 581 milhões de parte dos investigados da Operação Faroeste, deflagrada na manhã desta terça, 19. A ação visa apurar um suposto esquema de venda de decisões no Tribunal de Justiça da Bahia e afastou seis magistrados. Além do presidente da Corte, Gesilvado Brito, foram afastados por 90 dias  por determinação Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria do Socorro, ex-presidente da Corte,  e as também desembargadoras Sandra Inês Moraes Rusciolelli e Maria da Graça Osório Pimentel.


As ações são realizadas nas cidades de Salvador, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia (BA) e em Brasília. Segundo o Ministério Público Federal, a investigação identificou um esquema de corrupção envolvendo magistrados e servidores do TJBA, advogados e produtores rurais que atuavam na venda de decisões para legitimar terras no oeste baiano. A procuradoria indicou ainda que o grupo teria movimentado cifras bilionárias e utilizado ‘laranjas’ e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente. As decisões obtidas ilicitamente teriam permitido grilagem de cerca de 360 mil hectares de terra, diz a Procuradoria. 


A ‘Faroeste’ cumpre na manhã desta terça, 19, quatro mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão em gabinetes, fóruns, escritórios de advocacia, empresas e nas residências dos investigados.

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL