Busca:

  Notícia
 
STJ afasta 4 desembargadores do TJ-BA por suspeita de corrupção


O atual presidente da Corte, Gesilvado Brito, foi um dos afastados

A Polícia Federal (PF) deflagou nesta terça-feira (19), uma operação que tem como alvos membros Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Batizada de Faroeste, a ação pretende desarticular um esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores. 


Além do presidente da Corte, Gesilvado Brito, foram afastados por 90 dias  por determinação Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria do Socorro, ex-presidente da Corte,  e as também desembargadoras Sandra Inês Moraes Rusciolelli e Maria da Graça Osório Pimentel.


Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça e determinam o  afastamento dos quatro desembargadores e dois juízes de Direito de suas funções. Os crimes são de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico influência. 


Mais de 200 Policiais Federais, acompanhados de Procuradores da República, cumprem os mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão em gabinetes, fóruns, escritórios de advocacia, empresas e nas residências dos investigados, nas cidades de Salvador, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, na Bahia, e em Brasília.


O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou o bloqueio de R$ 581 milhões de parte dos investigados da Operação Faroeste, deflagrada na manhã desta terça, 19. 

Mais Notícias

Colunistas Diego Copque
Brasil recebe mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego
Governo lança o Desenrola para pequenos empreendedores
Indígenas acampam em Brasília e cobram direito à terra
Cidades invadem zonas de mar para contenção e áreas de lazer
Bolsa Família e de outros programas de transferência de renda impedem aumento da desigualdade


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL