Busca:

  Notícia
 
Mais de 22 toneladas de óleo já foram retiradas de Salvador


Mais de 22 toneladas do óleo que atinge o Nordeste brasileiro já foram retiradas de praias em Salvador. Segundo balanço da prefeitura da capital, foram realizados trabalhos de limpeza nas praias Jardim dos Namorados, Jardim de Alah, Piatã, Buracão (Rio Vermelho), Itapuã, Placaford e Praia do Flamengo. Elas já haviam sido limpas anteriormente e não tinham registro de aparecimento da substância há mais de 24h. Além dos locais afetados anteriormente, novas praias foram atingidas: Ipitanga, Pituba, Boca do Rio e Stella Maris.


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoo o litoral da Bahia para verificar a situação e, depois, disse que as manchas de óleo nas praias do Nordeste são um caso de poluição difusa sem precedente.


O governo baiano irá aderir à ação civil pública aberta pelo Ministério Público Federal (MPF-BA) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra da União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para cobrar "medidas efetivas de proteção do litoral baiano". A ação foi aberta pelo MP e pelo MPF na terça (15). Os órgãos alegaram que houve omissão e demora em adotar medidas de proteção.


Segundo a Bahia Pesca cerca de 13 mil  pesscadores e marisqueiras vivem nos oito municípios atingidos pelo óleo: Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra, Lauro de Freitas, Salvador e Mata de São João. A Bahia Pesca disse que também fará a coleta de peixes e mariscos para análise da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental, que determinará se esse pescado é próprio para consumo ou se está contaminado.


No litoral norte da Bahia, pelo menos 10 filhotes de tartaruga foram encontrados mortos por causa das manchas de óleo. Segundo o Projeto Tamar, esses animais foram encontrados em diversas praias, entre elas Arembepe e Praia do Forte, que ficam nas cidades de Camaçari e Mata de São João, respectivamente. O Tamar disse também que o monitoramento por todo o extremo norte da Bahia foi intensificado porque este é o período reprodutivo das tartarugas. No início do mês, o projeto tinha suspendido a soltura dos animais nas cidades de Jandaíra e Conde. No entanto, nesta quarta, o Tamar informou que essas solturas estão sendo direcionadas de acordo com as condições das praias.


As manchas começaram a chegar na Bahia no dia 3 de outubro, cerca de um mês após o início do problema no Nordeste. Mais de 150 praias já foram afetadas pelo óleo em toda a região.

Mais Notícias

Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL