Busca:

  Notícia
 
UFBA fica em 12º na lista das melhores universidades do país


A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade brasileira,  seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em terceiro lugar vem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 0,09 ponto a menos que a Unicamp.  A Universidade Federal da Bahia (UFBA) aparece em 12º no ranking, com nota 16,97. 


No Nordeste a melhor posicionada é a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com nota 17,44. A Uneb  e a Unifacs aparecem  em 33º lugar com nota 15, enquanto a UCSAL  fica  na posição 56 com nota 12,54. A classificação está no ranking universitário edição 2019, feito pelo jornal Folha de São Paulo.


Neste ano, foram avaliadas todas as universidades ativas do país, um total de 197 instituições públicas e privadas. As melhores universidades brasileiras seguem concentradas nas regiões Sudeste e Sul do país. Fora dessa área, o destaque é a Universidade de Brasília (UnB), em 9º lugar. Nas edições anteriores do ranking alternavam no topo a USP e as universidades federais de Minas e do Rio. Nos rankings de 2016 e 2017, a UFRJ desbancou a estadual paulista e ficou em primeiro lugar. 


Mais da metade das 63 federais está entre as 50 melhores escolas no RUF. Isso inclui as que têm sofrido com cortes recentes de recursos públicos, caso da federal de Pernambuco, líder no Nordeste e a 10ª melhor do país. 


Já a melhor instituição privada, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), figura em 18º lugar, seguida pela PUC Rio. As universidades católicas também têm a melhor avaliação, dentre as privadas, em pesquisa científica — um dos critérios do ranking. 


O ranking traz a classificação de universidades, centros universitários e faculdades nas 40 carreiras com mais ingressantes do país.  A avaliação deste ano mostra uma mudança no padrão de procura pelo ensino superior. Pela primeira vez, dois cursos importantes de graduação em humanas —ciências sociais e filosofia— ficaram de fora diante da queda no número de novos alunos.


A quantidade de ingressantes em ciências sociais passou de 9.826 no ranking de 2014 para 5.169 neste ano —uma redução de 47%. Já em filosofia, o número de calouros caiu 20% no mesmo período, de 6.469 para 5.174. 


Quem ocupou o lugar destas duas carreiras foram os cursos de moda e de zootecnia, este último um estreante no ranking. 


Em moda, a Anhembi Morumbi oferece o melhor curso do país. Já em zootecnia quem lidera é a USP, que oferece o curso em Pirassununga, a cerca de 200 km da capital.


O direito, recordista nacional em ingressantes desde o RUF 2016, ganha uma avaliação especial nesta edição. A aprovação no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) passa a entrar na análise dos cursos oferecidos em 923 instituições. 


Neste quesito, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) é quem lidera. A instituição oferece o curso de direito em Franca, que fica a cerca de 350 km de São Paulo. 


Também no topo estão as federais de Pernambuco e de Viçosa (MG). A instituição privada mais bem colocada neste item é a Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio (FGV Rio).


Os dados inéditos do RUF mostram ainda que apenas 6% das instituições que oferecem direito no país têm mais de 50% de aprovação na OAB (foram considerados os exames de 2015, 2016 e 2017). Flha de São Paulo 

Mais Notícias

Justiça manda suspender obras e vendas do Luar de Arembepe
Economista ligado ao agronegócio vai comandar o Incra
General fala em risco de ´convulsão social` antes de julgamento
Mais de 22 toneladas de óleo já foram retiradas de Salvador
STF começa a julgar se mantém ou acaba prisão em 2ª instância
Desigualdade aumenta no Brasil, diz estudo do IBGE
Obrigada por serem os melhores
SSP investiga atentado contra o deputado Soldado Prisco
Justiça manda interditar sedes das associações de PMs
Marcelo Odebrecht dá aula sobre boas práticas empresariais


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2019 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL