Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 9 de setembro 2019


Gorduras  Sem o tamanho e a pressão do ano passado, mas repetindo a necessária presença do chefe Antonio Elinaldo, o time azul mostrou gás nos desfiles de 7 de Setembro na Gleba E e em Parafuso.  Mesmo animados por um potente trio elétrico, que chegou a atrapalhar o final do desfile oficial das escolas e entidades culturais na Gleba E, a base elinaldista ainda se mostra desestimulada. Apesar da máquina municipal a seu serviço e a vitrine de obras que melhora a imagem do demista e candidato a reeleição, time azul ainda joga recuado.


Gorduras 2 Longe do setembro de 2016, quando inundou a avenida com uma proposta de mudança, e melhor que o de 2017, auge da crise de imagem da atual gestão, festas deste ano na Gleba E e em Parafuso mostraram caminhos e necessidades. Mais empenho das lideranças e dos cabeças pensantes do time azul serão fundamentais para garantir manifestações significativas nos 3 próximos finais de semana, principalmente no grande desfile do 28 de Setembro, quando a cidade comemora oficialmente seu aniversário.  


Gorduras 3 Quem mostrou determinação foi a oposição liderada pelo ex-alcaide e ex-deputado federal Luiz Caetano. Mesmo com problemas de unidade na sua base, que reduziu o tamanho do grupo, Caetano conseguiu dar destaque e ampliar a visibilidade da sua esposa, a advogada Ivoneide Caetano, agora candidata da maioria petista e de quase todos os partidos da base.


Gorduras 4 As distensões no quintal aliado foram decisivas para desidratar o time oposicionista. Puxadas pelos também candidatos a prefeito, o vereador petista Téo Ribeiro, e o empresário Fábio Lima, do PP do vice-governador João Leão, manifestações separadas ajudaram a emagrecer o bloco vermelho da doutora Ivoneie.


Mapa Professor Mário Neves é o novo presidente do PT de Camaçari. Foi eleito domingo (8), em chapa de consenso, com 841 apoios dos 920 filiados que compareceram para votar. O ex-secretário de educação do governo Ademar Delgado (2013/2016) assume em janeiro e fica no comando da legenda até 2023. Nome do professor Márcio é mais um importante pilar plantado pelo ex-alcaide na construção da candidatura Ivoneide Caetano. Márcio substitui o vereador Jackson Josué que desistiu da disputa pela prefeitura e aderiu ao nome escolhido por Caetano.


Mapa 2 O PED, processo eleitoral democrático, também mostrou o tamanho de Caetano e seu principal adversário na disputa de 2020. O 3 vezes prefeito garantiu 623 votos para seu candidato a presidente estadual da legenda, o assessor do senador Jaques Wagner, Eder Valadares. Já o vereador Téo Ribeiro reuniu 158 apoios para sua candidata, dirigente do Movimento dos Sem Terra (MST) e ex-secretária estadual de Política para Mulheres, Lucinha Barbosa.


Malvada  O atraso na aquisição de equipamentos como computadores e TVs com internet para a Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari, como mostrou o Camaçarico (Confira), tem uma vilã.  Segundo apurou a Coluna, a culpada foi identificada pela alcunha de “Licitação”.


Malvada 2 Mesmo reconhecida no jargão público como elemento necessário para evitar a manipulação nas compras, com prejuízo para os cofres públicos, dona Licitação, que costuma se desenrolar em prazo máximo de 3 meses, no caso da Casa da Criança já caminha para 1 ano.


Malvada 3 Graças a sua má vontade, dona Licitação, também conhecida pelo número 8.666, vem impedindo que centenas de camaçarienses pobres sejam incluídos no necessário processo de inclusão digital, que nesse sáculo 21 virou um direito fundamental determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.


Repaginada  Sob nova direção, a Banda Municipal de Camaçari (Bamuca) mostrou um novo caminho e garante que não está para brincadeira. O resultado do diretor artístico Anderson Hassys de L`oyá, em conjunto com o maestro Williams Santana, e o apoio do novo presidente Gil Mário Santos, que não é  o Gil Bamuca, ficou claro no desfile de 7 de Setembro, na Gleba E. Uma Bamuca com qualidade musical, mas que avança para o espetáculo cênico, com uso de peças cenográficas, fugindo assim da tradicional apresentação e das manobras muito comuns às demais bandas e fanfarras.


Repaginada 2  Outra marca do novo comando da Bamuca é a reativação da Bamuquinha. Projeto de formação musical para crianças, apoiado pelo programa de erradicação do trabalho infantil (PET), está desativado a cerca de 10 anos. Anderson Hassys, que também é `mor´ da Bamuca, prevê que a Bamuquinha retome suas atividades nos próximos meses e já desfile em setembro de 2020.


É Campeão! Moradores, estudantes e professores das escolas de Parafuso repetiram a dose nesse 7 de Setembro e confirmaram que são bons de desfile. Mais uma vez a festa no histórico distrito superou a apresentação realizado na Gleba E, sede do município. Empolgação e integração com a vibrante comunidade mostrou que a festa na avenida marechal Floriano Peixoto é show.


Imersão A secretária de educação, a professora doutora Neurilene Martins, foi um dos destaques dos desfiles de 7 de Setembro em Camaçari. Desceu do palanque das autoridades, onde se aboletou nos 2 primeiros anos do governo do demista Antonio Elinaldo, e mergulhou de vez no asfalto, para vivenciar a energia e o sentimento de pertencimento de alunos, professores e população do município.


Imersão 2 A animadíssima titular da Seduc fez de tudo. Ajudou a organizar os desfiles na Gleba E e em Parafuso, abraçou e beijou estudantes e professores. Até ensaiou passos de zumba e samba de roda.


Imersão 3 Manifestação surpreendeu a todos e fez o editor da Coluna lembrar o cantor e compositor Jamelão (1913/2008). Cronista e observador atento da nossa brasilidade, o grande puxador de samba da escola de samba Mangueira comparou a alegria do príncipe inglês Charles a de “um pinto no lixo” ao ensair passos de samba com Pinah, passista da Beija-flor de Nilópolis, em 1979.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


9/9/2019

Mais Notícias

Matemos todos os políticos
Irmãos Vieira Lima serão julgados pelo Supremo na terça-feira
Filho de Bolsonaro comanda ´gabinete do ódio` no Planalto
Cesarianas aumentam riscos contágio de bebês por micróbios
Camaçarico 19 de setembro de 2019
ACM Neto cobra informações sobre a ponte Salvador-Itaparica
Fundos que gerenciam R$ 65 tri cobram cuidados com Amazônia
Aumenta o número de brasileiros que vão morar no exterior
Brasil usa pesticidas que a Europa proíbe em suas lavouras
Deputados retomam benesses com mudança da lei eleitoral


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2019 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL