Busca:

  Notícia
 
Bolsonaro critica Macron por chamar a Amazônia de `nossa´


Presidente francês quer discutir as queimadas na reunião do G-7

O presidente Jair Bolsonaro rebateu o presidente francês, Emmanuel Macron, que chamou a Amazônia de “nossa” em crítica às queimadas na região amazônica. Em transmissão ao vivo pela  internet, dedicada quase que exclusivamente à crise da gestão ambiental do governo, Bolsonaro disparou: “Um país agora, sem dizer o nome aqui, falou da nossa Amazônia’ (O país) teve a desfaçatez de dizer a nossa Amazônia’ .Ainda segundo Bolsonaro  em resposta às declareações  feito presidente francês nesta quinta-feira (23), "O país está interessado em um dia ter um espaço aqui na região amazônica para ele”.


O presidente francês fez uma convocação, pelo Twitter, para que os participantes da próxima reunião do G-7, que começa no sábado(24), debatam o que chamou de “crise internacional” das queimadas na Amazônia. A França, sob forte influência do agronegócio local, foi o principal opositor europeu ao acordo estabelecido entre o Mercosul e a União Europeia.


O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também criticou o discurso de países europeus sobre o desmatamento na Amazônia. Segundo ele  é uma política para criar barreiras ao Brasil. “Os europeus usam a questão do meio ambiente por duas razões: a primeira para confrontar os princípios capitalistas. Porque desde que caiu o muro de Berlim e desde que a União Soviética fracassou, umas das vertentes para qual a esquerda europeia migrou foi a questão do meio ambiente. E a outra coisa é para estabelecer barreiras ao crescimento e ao comércio do Brasil de bens e serviços.”


Lorenzoni lembrou que nos anos de 1980,1990 e 2000, a febre aftosa foi utilizada como um instrumento de proteção mundial para evitar exportações de carne e de grãos brasileiros.

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL