Busca:

  Notícia
 
Cerca de 20% da população adulta de Camaçari é hipertensa


Cerca de 45 mil pessoas residentes em Camaçari sofrem com a hipertensão. Número equivale a 21% das  220 mil pessoas com idade acima de 18 anos, segundo levantamento das autoridades em saúde. 


Para  ajudar  a combater esse problema, considerado um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, a secretaria de saúde do município (Sesau)  participa  na próxima sexta-feira (26)  do Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial com a 4ª Edição do Sesau Mais Perto de Você. Aferição de pressão, cálculo de IMC, estratificação de risco cardiovascular e ações educativas acontecem durante todo o dia no no bairro Verdes Horizontes.  


Para prevenir a doença e cuidar de pacientes hipertensos o município realiza uma série de ações durante todo o ano através das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), juntamente com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Entre as ações, estão Grupos de HiperDia, que realizam atividades educativas contra o tabagismo, promovem atividades físicas para combater o sedentarismo, orientações nutricionais e muito mais. Completam esse programa  as Academias da Saúde instaladas no bairro Ponto Certo, na sede, e no povoado de Arembepe. Espaçlos públicos garantem práticas de atividades físicas orientadas e monitoradas como ginásticas, Lian Gong, pilates e acupuntura. Também são realizadas atividades educativas, fitoterapia, horta comunitária, auriculoterapia, reiki, entre outras atividades.


Para saber se você é hipertenso, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. “O melhor é mudar o estilo de vida para prevenir a hipertensão. Por isso, as unidades de saúde, assim como a Academia da Saúde, realizam durante todo o ano ações de prevenção promovendo mudanças no hábito alimentar e incentivando as pessoas a saírem do sedentarismo”, explica Elias Natan, secretário de Saúde de Camaçari.

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal cresce 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL