O tapete de acessibilidade, desenvolvido pela Ford em parceria com a agência GTB e o estúdio Code, está concorrendo em 7 categorias no OneShow, uma das mais respeitadas premiações do mundo por ter os mais exigentes critérios criativos do mercado. O Brasil é o 4º país que mais emplacou trabalhos entre os finalistas, com um total de 80. Os vencedores do tradicional festival de publicidade serão revelados em maio, em Nova York.
Desenvolvido para ajudar na movimentação de cadeirantes nas ruas, o 'tapete' está em fase de protótipo. O acessório transforma o tapete do porta-malas do modelo EcoSport em uma ferramenta móvel que pode ser dobrada e encaixada atrás da cadeira de rodas para ser usada em transposição de guias e desníveis no caminho, dando mais autonomia e liberdade às pessoas. Quando aberto, o tapete automaticamente fica rígido, permitindo que a cadeira deslize até o local de acesso. Feito de materiais selecionados, como alumínio aeronáutico e revestimento de EVA, é leve e tem capacidade de suportar até 250 kg.
Além disso, o tapete é equipado com sensores e um microprocessador que envia sinais via Bluetooth para um aplicativo no smartphone do cadeirante toda vez que é usado. Assim, auxilia na criação de um banco de dados, mapeando os pontos da cidade que requerem atenção para o avanço da acessibilidade.
O Brasil possui cerca de 46 milhões de pessoas com alguma deficiência física. Destes, 7% possuem um problema motor e precisam enfrentar a falta de acessibilidade das cidades brasileiras. Com informações da Ford