Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 16 abril 2019


Escultura do artista plástico mineiro Alfredo Ceschiatti localizada em frente ao prédio do Supremo

Perigo O Camaçari Agora se solidariza com a Revista Crusoé e o site O Antagonista, atingidos pela absurda censura imposta pelo Supremo Tribunal  Federal (STF). Lamentável que a casa que deveria ser a guardiã das liberdades e do livre direito de expressão patrocine ato de retaliação à veículos de comunicação sob a falsa alegação de praticar fake news.


Perigo 2  Decisão do  STF publicada pelo Camaçari Agora (Confira), expõe o país e suas estruturas a um risco e cria um clima de retrocesso que ninguem quer mais. Medida do Supremo abre precedente  e vira risco de ampliação desse ambiente de pressão sobre a imprensa nas demais estruturas da Justiça instaladas nos estados e municípios.  


Confiança  O 3 vezes prefeito de Camaçari e ex-deputado Luiz Caetano (PT) pode virar cabo eleitoral na sucessão municipal de 2020, mesmo que a Justiça devolva seus direitos políticos e uma das 513 cadeiras na Câmara dos Deputados. A possibilidade de  apenas coordenar o processo na base oposicionista foi assegurada durante entrevista ao editor do Camaçarico, na manhã de sábado (13).


Confiança 2  Acompanhado apenas da esposa e pré-candidata à sucessão do alcaide Antonio Elinaldo (DEM), Ivoneide Caetano, o ex-prefeito não descarta um outro nome petista para a disputa, mesmo que as condições legais permitam sua postulação a um 4º mandato. Não nega nem confirma que a doutora Ivoneide seja sua carta guardada para a sucessão de Elinaldo. Também desconversa sobre um acordo com seus  seguidores para colocar a esposa como vice na chapa, ou até num projeto para a Câmara de Vereadores. Diz apenas que vai ficar 'satisfeito' com a vitória de um dos seus correligionários, desde que seja de sua confiança, destaca. 


Confiança 3 Para o petista não vai ser difícil derrotar Elinaldo, independente de ser ele o candidato e dono de um capital de cerca de 40 mil votos, ou outro nome com seu aval. Caetano festeja e pauta parte das suas ações de guerrilha, nas conversas de pé de ouvido com a população, ou nas redes sociais, no festival de erros da gestão do demista e na baixa capacidade dos seus opositores em gerar fatos positivos.


Confiança 4 O fechamento da Feira de Camaçari e a dificuldade de encontrar uma solução que contemple permissionários, Justiça e consumidor, o recente duplo aumento nas passagens dos ônibus e o desgaste com os servidores são grãos que formam o terreno movediço que vem afundando seu algoz nas eleições passadas, aposta. Enfático, diz que o governo chega ao meio do mandato sem soluções para os problemas básicos da cidade. Garante que a diferença de cerca de 30 mil votos da derrota de 2016 não existe mais. 


Modo stand By  O experiente 3 vezes prefeito de Camaçari e atual vice, José Tude (DEM),  sabe que não vai contar tão cedo com qualquer manifestação de apoio à sua manutenção na chapa do atual alcaide e candidato a reeleição no não tão distante outubro de 2020. Mesmo com o conforto de ter seu principal adversário, o ex-prefeito Caetano fora da disputa, Elinaldo sabe que precisa somar para compensar o desgaste do poder e de uma gestão que está mais para 'montanha-russa' que 'roda-gigante', avaliam integrantes do chamado time azul ouvidos pela Coluna.


Estátua  O conselho municipal de cultura de Camaçari (CMCC) inscreve até 8 de maio os eleitores e candidatos interessados no processo eleitoral do colegiado para o triênio 2019/2021. Estão em disputa as 11 cadeiras de titular e suplente dos segmentos áudio-visuais, radiodifusão e novas mídias, música, teatro e congêneres, dança e congêneres, patrimônio cultural (material e imaterial, livro e literatura, artes visuais e artesanato, produtores culturais, sociedade civil e movimentos sociais. Os outros 12 assentos são de estruturas ligadas ao governo e segmento empresarial.


Estátua 2 A expectativa de produtores e gente da cultura em constante queixa à Coluna é de que os eleitos na votação marcada para 8 de junho e empossados ainda no 2º semestre avancem e contribuam de forma efetiva na sua missão de formulação e fiscalização da politica cultural. 


Estátua 3 O atual conselho encerra sua gestão tampão sem um 'piu' sobre o projeto de requalificação do centro antigo que inclui a reforma e uso da antiga estação de trens em núcleo de memória da cidade, da transformação do antigo cinema em espaço cultural, e do casarão ex-sede dos 3 poderes em equipamento de preservação da história de Camaçari. O CMCC também ficou mudo sobre questões importantes como o descaso com a troca de nome da praça Mãe Eulina, batizada pela prefeitura como Maria Eulina, num gritante desrespeito à história da cidade e a uma das mais importantes sacerdotisas do candomble em Camaçari. 


Estátua 4 Para não dizer que a Coluna esqueceu as flores e perfumes distribuídos pelo conselho, cita a premiação de mestres e mestras do candomblé e da capoeira, agraciados cada um com R$ 10 mil pelo trabalho de manutenção, resgate e reconhecimento da nossas manifestações culturais. 

  Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php 


João Leite Filho  joaoleite01@gmail.com (Editor)


16/4/2019 

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL