Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 26 março 2019


Mesa reservada  Segue forte o lobby para recuperar imediatamente o trecho da praia do Porto, em Guarajuba, orla de Camaçari, que o mar vem tomando. Coincidentemente, local abriga badalados restaurantes e moradias de luxo com vista eterna para o mar. Sob a toalha da garantia de um plano de preservação de área de domínio público, a prefeitura espera o piscar de dedos dos orgãos federais e estaduais para a definir a construção de contenção de um trecho de aproximadamente 1 quilômetro (mil metros), segundo nota distribuída para a imprensa pela assessoria de comunicação do município (Confira).


Mesa reservada 2  Tão rápida, quanto o movimento da maré de março, a gestão municipal já discute ‘uma solução técnica’ com a Superintendência do Patrimônio da União na Bahia, Ministério Público e os órgãos ambientais estaduais.


Mesa reservada 3 Quem conhece Guarajuba dos anos 1990 sabe que a paisagem mudou muito. Hoje, graças a empreendimentos bafejados pela generosidade do poder municipal nas últimas décadas, a vista do mar ficou mais estreita e a tão festejada necessidade de preservação da área de domínio público usada para lazer da comunidade vem sofrendo ajustes para provavelmente não representar prejuízos futuros.


Mesa reservada 4 O que chama atenção nessa mesa de preocupação com  o avanço da maré em Guarajuba é a ausência do vice-prefeito e  secretário  de  desenvolvimento da orla, José Tude (DEM). O responsável pela pasta não parece ter lugar marcado nesse debate, que de acordo com  nota da própria prefeitura  contou com as presenças de representantes das secretarias de desenvolvimento urbano (Sedur), desenvolvimento economico e turismo (Sedec) e Defesa Civil. 


Ofereceu  O ex-prefeito Ademar Delgado (sem partido) lembra que, diferente do postado na matéria intitulada‘Prefeitura diz que não tem como pagar reajuste em parcela única’ (Confira),  o seu governo apresentou proposta de reajuste para os servidores no seu último ano de gestão. 


Ofereceu 2  Em contato com o Camaçari Agora,  o ex-alcaide (2013/2016)  lembra que propôs dividir os 10,67% em duas parcelas, sendo 5% retroativo a janeiro e o pagamento dos 5,67% restantes em dezembro do mesmo 2016.


Ofereceu 3  Delgado garante que a recusa dos servidores, que terminou gerando ainda mais prejuízo para a categoria, foi fruto do jogo político do seu opositor e hoje prefeito Antonio Elinaldo (DEM), e do seu antecessor, padrinho político e hoje seu adversário, Luiz Caetano (PT). Preocupados com o palanque, Caetano e Elinaldo terminaram induzindo o movimento dos servidores ao erro, completa.


Réquiem  Se já estava sepultada politicamente depois do fiasco que foi sua campanha à prefeita de Camaçari, em 2016, a doutora Jailce Andrade (PCdoB) fica ainda mais distante de qualquer nova tentativa de disputa eleitoral. Decisão do juiz Eleitoral Ricardo José Vieira de Santana considerou “Desaprovadas’ as contas eleitorais da candidata. Segundo a sentença datada de 18 de março último, que a Coluna teve acesso, a doutora Jailce não apresentou no prazo legal a documentação cobrada pela Justiça Eleitoral.


Réquiem 2  A decisão, que erra apenas no cargo ao nomear a candidata como vereadora, lista ‘descumprimento do prazo de entrega dos relatórios financeiros’, ‘ausência de documentoscomprobatórios de que os recursos de terceiros estimáveis em dinheiro constituem produto do serviço ou da atividade econômica do doador’. Lista inclui ainda ‘diversos problemas na análise da receita e despesa’, e ‘irregularidades no extrato bancário’, onde foi identificada a doação por empresa recebedora de recursos públicos, o que é proibido pela legislação. Agora é aguardar decisão do Ministério Público Eleitoral que pode até propor uma ação por crime eleitoral com pedido de devolução de recursos de campanha. 


Réquiem 3  Deixada de lado por parte dos dirigentes e da militância do seu partido, a candidata Jailce Andrade somou exatos 2.725 votos e ficou mais de 41 mil apoios atrás do petista e ex-companheiro de legenda, Luiz Caetano. Já a diferença do vencedor Antonio Elinaldo (DEM) foi de 71 mil sufrágios. A Coluna apurou que candidata do alcaide Ademar Delgado continua filiada ao PCdoB, mas sem vida partidária ativa. Ocupa desde 2017 o cargo de controladora na gestão do prefeito Diógenes Dinha Tolentino (DEM).


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php 


João Leite Filho  joaoleite01@gmail.com (Editor) 


26/3/2019

Mais Notícias

Maioria dos brasileiros não sente segurança nas ruas à noite
Colunistas Paulo Silva
Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha
Colunistas Diego Copque


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL