Busca:

  Notícia
 
Nova Câmara tem 50 dos 513 deputados respondendo a processo


Kannário, Charles e Tito são os processados da bancada baiana

Dos 513 deputados federais 50  respondem hoje a processos criminais na Justiça. O dado levantado pelo portal G1  representa quase 10% do total de parlamentares na Câmara (513). São, ao todo, 95 processos, sendo que apenas um dos deputados responde a 30 ações. Os crimes pelos quais os deputados são réus na Justiça vai desde calúnia, injúria, difamação, corrupção e falsidade ideológica até furto, estelionato, lesão corporal e tortura.


Da bancada baiana, 3 respondem a processos: Charles Fernandes (PSD), Igor Kannário (PHS) e Tito (Avante). O Ceará, com 5, é o estado com mais deputados acionados pela Justiça. 


Em 2015, 38 dos 513 deputados respondiam a algum tipo de ação penal. Em 2011, eram 59. Já em 2007, haviam sido contabilizados 74 processados. Como os critérios usados nos levantamentos foram diferentes, os números não são comparáveis.


Apenas seis estados não colocaram na Câmara dos Deputados um representante réu em uma ação criminal na Justiça: Acre, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Rio Grande do Sul.


Entre os partidos, o PR é o que tem o maior números de processados por crimes: 7. O PP tem 6. PSD e PSL têm 5 cada um.


Processos criminais podem impedir a candidatura de políticos condenados. A Lei da Ficha Limpa, em vigor desde 2010, determina a inelegibilidade por oito anos de candidatos condenados em segunda instância, mesmo com recursos pendentes.


Entre os crimes previstos estão os eleitorais, abuso de autoridade, praticados contra a administração pública, o sistema financeiro e o mercado de capitais, compra de votos, doações ilegais, organização criminosa, tráfico, crimes hediondos, tortura, terrorismo, lavagem de dinheiro, entre outros.

Mais Notícias

Brasil recebe mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego
Governo lança o Desenrola para pequenos empreendedores
Indígenas acampam em Brasília e cobram direito à terra
Cidades invadem zonas de mar para contenção e áreas de lazer
Bolsa Família e de outros programas de transferência de renda impedem aumento da desigualdade
Colunistas Edson Miranda


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL