Busca:

  Notícia
 
Vale se nega a pagar ajuda mensal a morador de Brumadinho


Representantes da Vale não atenderam na noite desta terça-feira (5) a uma série de reivindicações feitas por moradores do bairro do Parque da Cachoeira, em Brumadinho (MG). Entre outras demandas apresentadas pelos moradores nessa 3ª reunião, os moradores pediam o pagamento mensal de 1 salário mínimo a cada morador do bairro, meio salário mínimo a cada adolescente local e 25% de 1 salário para cada criança. 


Segundo os representantes da Vale, a empresa não tinha informações suficientes do número de famílias e pessoas atingidas para conceder esses recursos. A resposta deixou os moradores exaltados, que exigiam uma resposta ainda durante essa última reunião. A primeira foi na última quinta-feira (31) e até esta terça não foi dado um posicionamento.


O bairro Parque da Cachoeira é um dos mais atingidos pelo rompimento da barragem da mineradora, com a destruição de cerca de 50 casas. A lama permanece no entorno do bairro.  Segundo a população, porém, os danos são mais amplos. Durante a reunião, moradores disseram terem sido demitidos, perdido remuneração em seus comércios.


Representantes dos ministérios públicos, defensorias públicas (ambos no âmbito federal e estadual), além de representantes dos moradores, terão uma audiência na 6ª vara da Fazenda Pública para negociar as demandas emergenciais do bairro. A negociação será extrajudicial. 


Os membros do judiciário esperam com a negociação ter acesso a parte de uma quantia de R$ 1 bilhão da mineradora bloqueada pela justiça para o pagamento de gastos emergenciais. Folha de São Paulo 

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL