Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 6 fevereiro 2019


Legado  Se não cair em tentações, o alcaide Antonio Elinaldo (DEM) pode deixar um importante marco simbólico e de melhoria da qualidade de vida de Camaçari com a construção de uma grande área de lazer no Morro da Manteiga. Concurso para escolha de  projeto de requalificação da área de mais de 700 mil metros quadrados tem tudo para fugir da mesmice dos interesses religiosos e miúdos que orientam a política paroquial camaçariense.  


Legado 2  Nota distribuída pela prefeitura fala em ‘60 dias para o lançamento do concurso e mais 4 meses para elaboração das propostas’, portanto até agosto para que o ‘concurso público nacional’ esteja com sua fase 1 concluída. Nessa etapa, sob a responsabilidade do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), serão escolhidos os melhores projetos. A Coluna apurou que os custos iniciais dessa fase giram em torno de R$ 450 mil com edital, divulgação e outras medidas. 


Legado 3  Na fase 2, sob a responsabilidade da prefeitura, é definido o chamado projeto executivo que determina os custos da obra e como ela será financiada. Arquitetos ouvidos pela Coluna estimam que os custos para um projeto de tamanha importância e visibilidade não serão inferiores a  R$ 4 milhões. Se quiser avançar e garantir a viabilização do projeto no esquadro e longe dos 'arquitetos da política', o alcaide não pode prescindir da parceria com o IAB em todas as etapas do projeto.


Legado 4 Por falar em cronograma, a quantas anda o projeto de  requalificação do centro antigo  de Camaçari. Prometido para o ano passado, obra sequer avançou para uma mão de cal no antigo cinema, na sede dos 3 poderes municipais e na antiga estação de trens. Se está faltando pessoal para viabilizar o prometido, a solução pode ser chamar os universitários do IAB. 


Campeã  Camaçari continua bem posicionada no ranking de homicídios da Grande Salvador. Na conta da secretaria de segurança pública (SSP-BA) que exclui apenas a capital, Camaçari continua imbatível.  Entre janeiro e setembro de 2018,  período listado no site da SSP,  município somou 138 assassinatos. Os destaques foram os meses de maio (20) e junho (23). Em janeiro desse ano a soma oficial aponta 14 homicídios, 3 registros a menos que no mesmo mês de 2018.


Perna curta  O governo segue sem apresentar uma resposta convincente para a discrepância de educadores e servidores lotados na creche do bairro Nova Vitória. Em entrevista quarta-feira passada (30), ao radialista Roque Santos, na Sucesso FM 93,1, a secretária de educação de Camaçari, a professora doutora Neurilene Martins botou mais fermento. 


Perna curta 2  Em mais uma tentativa vã de incriminar a Coluna e seu editor como responsáveis pelo que a doutora chama de ‘exposição de profissionais que trabalham’, a titular da Seduc acrescentou nova informação à caderneta já recheada de imprecisões. Disse que a lista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)  com 10 vezes mais profissionais que a  capacidade da escola  de 40 alunos e apenas duas salas de aula foi um erro ‘na transmissão de dados’  entre ‘a Secad (secretaria de a administração) e Controladoria em relação ao código dos servidores’.  


Perna curta 3  Diferente da fala da secretária, a nota oficial da prefeitura, postada na íntegra na Coluna do dia 23 de janeiro (Confira), cita apenas a Seduc e a Secad. Nem a nota, muito menos a  secretária na sua econômica e atropelada explicação desfizeram as dúvidas. Sequer explicam o porquê do erro cometido durante todos os 10 primeiros meses de 2018. 


Anti-histamínico  O doutor Cleovaldo Gonçalves Batista, ex-procurador-chefe da Câmara Municipal de Vereadores de Camaçari, precisa prestar esclarecimentos ao Ministério Público sobre a acusação feita por procuradores concursados e empossados em 2018, de dificultar o acesso a procedimentos licitatórios e papelada da burocracia que os servidores precisariam acompanhar. 


Anti-histamínico 2  Indicado pelo ex-presidente da Casa, o tucano Oziel Araújo, e fora do poder desde janeiro, quando assumiu a presidência do Legislativo o demista Jorge Curvello, o doutor Cleovaldo pode ser enquadrado por ‘improbidade administrativa’. Esse distúrbio alérgico, comum no receituário da máquina administrativa de Camaçari, desde os tempos pré-polo petroquímico, não passa de um ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da administração pública cometido por agente público, durante o exercício de função pública ou decorrente desta.


Anti-histamínico  3  Independente da disputa de poder que envolve servidores e seu interesses partidários dentro e fora da base do governo municipal, com interferência no dia a dia da máquina administrativa, a nova titular da procuradoria do Legislativo, doutora Daniele Furtunato, que assume o posto nos próximos dias, precisa mostrar que é, quer, e vai praticar a transparência com a coisa pública como manda a Lei.


Guarda Pelé A superintendência de trânsito e transportes da Camaçari (STT) precisa reprogramar o conjunto de semáforos na área da Estação Rodoviária. Conexão principal para quem chega a Camaçari e segue em direção ao centro e bairros localizados do outro lado da via férrea, sinaleira provoca uma desnecessária retenção de veículos superior a 60 segundos. 


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)
6/2/2019

Mais Notícias

Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha
Colunistas Diego Copque
Colunistas Waldeck Ornélas
Mortalidade por câncer de mama aumenta 86,2% em 22 anos no Brasil


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL