Busca:

  Notícia
 
Novo Congresso terá mais mulheres, negros e militares

O perfil da legislatura que inicia os trabalhos neste 1º de  fevereiro em Brasília traz a “cara” do momento político atual do País. Mais fragmentada, mais jovem e com mais mulheres e negros, a Câmara também terá mais nomes ligados a instituições militares, resultado da onda conservadora impulsionada pela eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência.


Numa Câmara em que 52% das 513 cadeiras foram renovadas, um em cada cinco dos 243 eleitos pela primeira vez para o cargo tem até 35 anos. O número de mulheres passará de 51 para 77, um aumento de 50%, mas que ainda responde por apenas 15% dos congressistas.


O número de deputados negros (soma de pardos e pretos, segundo critério do IBGE) cresceu quase 5% na eleição de 2018 na comparação com 2014, mas o grupo continua sub-representado na Câmara dos Deputados em relação ao tamanho da população. Dos 513 deputados eleitos no último domingo (7), 385 se autodeclaram brancos (75%); 104 se reconhecem como pardos (20,27%); 21 se declaram pretos (4,09%); 2 amarelos (0,389%); e 1 indígena (0,19%).


Entre as profissões, empresários e advogados são maioria. Os militares saltaram de cinco para 15 – a maior parte deles é do PSL, partido do Capitão reformado do Exército. Estadão 

Mais Notícias

Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebe mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego
Governo lança o Desenrola para pequenos empreendedores


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL