Busca:

  Notícia
 
Idoso sofre com inflação mais alta que a maioria da população

Os preços mais altos de alimentos e medicamentos empurraram para 0,8% no trimestre passado e para 4,75% em 2018 o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i). Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), índice que mede  a inflação para  a população da 3ª idade, é uma boa indicação do aperto financeiro enfrentado pelas pessoas com mais de 60 anos.


Os índices de inflação representam uma média, não valendo, portanto, nem para qualquer família nem para qualquer classe de renda. Ainda assim, os índices que apuram o nível de inflação por classes sociais tendem a ser mais precisos do que aqueles que medem a inflação geral.


Em dezembro, o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda foi mais elevado para as famílias de renda muito baixa do que para as famílias de renda alta, o que não impediu que o índice em 12 meses fosse menor para as famílias de baixa renda. A alta de dezembro foi consequência da alta de preços de alimentos in natura consumidos nos domicílios, como legumes, verduras, frutas e carnes. Esses itens pesam muito tanto para a população mais idosa como para a população mais pobre, que gasta grande parte da renda com alimentação.


O IPC-3i superou em um ponto porcentual a inflação medida pelo IPCA, que foi de 3,75% em 2018. Já o indicador Ipea por Faixa de Renda, em igual período, oscilou entre 3,54% para as rendas muito baixas e 3,92% para as rendas altas. Mas a diferença de inflação entre as várias classes de renda está-se estreitando. Estadão

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal cresce 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL