Já alcança o comprimento de quase 90 metros a cratera localizada na cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. O buraco próximo da povoado de Matarandiba assuta moradores e segue sem resposta para seu surgimento pelas autoridades. Nem o governo do estado, muito menos a Dow Química, dona do terreno onde surgiu o buraco, apresentam explicações.
Na última divulgação do tamanho da cratera, em novembro do ano passado, ela tinha 86 metros de comprimento e 36 de largura. Já os dados atualizados apontam 89,5m de comprimento, 40,9m de largura. Houve redução apenas da profundidade que vcaiu de 40 para 36,4 metros em razão dos detritos que caem com o desmoronamento das bordas.
A Dow Química, multinacional americana que atua na área, não apresenta maiores informações sobre as causas do surgimento da cratera. A expectativa é que o comprimento dela continue crescendo até a completa estabilização do terreno. Ainda segundo a empresa, os moradores da região estão seguros.
O buraco surgiu no dia 1° de junho em um área de exploração da empresa Dow Química, responsável pela extração de salmoura no povoado. Na primeira medição realizada pela própria empresa, no mesmo dia em que um de seus técnicos encontrou a cratera na área aberta em meio a mata, o buraco tinha 69 metros de comprimento por 29 metros de largura com a profundidade de 46 metros.