Busca:

  Notícia
 
Petros sabia das irregularidades na obra da Pitura desde 2012


Gastos com a construção da sede da Petrobras em Salvador foram alvo da 56ª fase da Operação Lava Jato

Os indícios de desvios e corrupção envolvendo a construção na nova sede da Petrobras em Salvador  eram do conhecimento  da  cúpula do fundo de pensão da Petrobras (Petros)  há pelo menos 6 anos. É o que comprovam os documentos obtidos pela jornal Correio da Bahia, datados em 10 de novembro de 2012. O edifício, batizado de Torre Pituba e construído com recursos da Petros, foi alvo da 56ª fase da Operação Lava Jato na última sexta-feira, sob acusação de superfaturamento superior a R$ 1 bilhão.


Dois segurados da Petros enviaram correspondência ao então presidente do Conselho Fiscal do fundo, Silvio Sinedino, na qual relatam suspeitas de fraude no contrato para construção do edifício e alertam para a possibilidade de prejuízos à Petrobras e à Petros. A lista inclui detalhes sobre o aumento injustificado de quase 4 vezes o valor original do contrato e a participação de duas empresas de Minas Gerais no esquema de corrupção. 


Na correspondência ao dirigente da Petros, os dois funcionários da Petrobras revelam que a empreiteira mineira Mendes Pinto, responsável pelo gerenciamento e fiscalização da construção, sequer possuía estrutura compatível para tocar projetos como o Torre Pituba. Aimda segundo esses documentos,  a equipe da Mendes Pinto se resumia a dois arquitetos, um engenheiro civil sem experiência em obras do tipo e cinco estagiários, únicos vistos no canteiro do edifício.

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal cresce 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL