Busca:

  Notícia
 
Preço maquiado lidera na 'Black Friday', diz Procon


A maquiagem de descontos, popularmente chamada de “metade do dobro”, lideravam na sexta-feira (23/11) as reclamações sobre a Black Friday no Procon-SP. Das 258 queixas registradas pelo órgão de defesa do consumidor, 87 se referiam aos preços promocionais que, na verdade, eram os mesmos praticados pelas lojas antes da data de megadescontos no comércio virtual e físico.


Os consumidores também reclamaram da mudança de preço ao finalizar a compra, e de produto oferecido, mas não disponível, pedidos cancelados pelas empresas após a finalização da compra e sites fora do ar. 


A Black Friday de 2018 cresceu em relação ao ano passado, sobretudo no e-commerce, mas as queixas dos consumidores seguiram elevadas. Com três dias de acompanhamento das promoções de Black Friday, o site Reclame Aqui já somava 4.058 reclamações. Em 2017, no mesmo período, a média foi de 199 reclamações por hora, um aumento de 15,6%.


Segundo o diretor de operações do Reclame Aqui, Felipe Paniago, o aumento do número de reclamações reflete o crescimento das vendas. “Naturalmente, se aumentam as vendas, aumentam as possibilidades de surgirem problemas”, diz. Ele diz, no entanto que a desconfiança do brasileiro com a Black Friday ainda é alta.


Um monitoramento do Reclame Aqui e do Twitter acompanhou o ânimo do consumidor na rede social. Das 0h às 15h de ontem, foram contabilizadas 3.780 citações, sendo 2.895 (76%) positivas e 885 negativas (24%). O volume de menções representa um aumento de 127% em relação ao mesmo período da quinta-feira.


Os números parciais de comercialização apontam que, neste ano, a data deve registrar um novo recorde de vendas. A Ebit/Nielsen, que monitora dados de tráfego e compras na internet, apurou que o volume de pedidos no varejo online ultrapassou a marca de 3,23 milhões na Black Friday de 2018, crescimento de 14% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O desembolso médio chegou a R$ 641, o que representa uma alta de 10%. 

Mais Notícias

Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha
Colunistas Diego Copque
Colunistas Waldeck Ornélas
Mortalidade por câncer de mama aumenta 86,2% em 22 anos no Brasil


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL