Busca:

  Notícia
 
Volume de serviços na Bahia registra retração em 2018

O volume de serviços da Bahia retraiu 0,6% no mês de setembro de 2018, em relação ao mês imediatamente anterior. Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostra que essa é a 3ª variação negativa do ano. Já na comparação com setembro de 2017, o volume de serviços avançou 0,4%. Acumulado de janeiro a setembro mostra retração de 3,1% em relação ao mesmo período de 2017. A PMS reúne dados de empresas de serviços não financeiros, exceto de saúde ou educação, com 20 ou mais pessoas ocupadas. 


Das 5 atividades, 3 puxaram o volume de serviços para cima, com destaque, por ordem de magnitude, as atividades: Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,2%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,8%); e Serviços prestados às famílias  (0,6%). Já  as atividades de Outros serviços; e Serviços de informação e comunicação marcaram retrações de 14,4% e 9,3%, respectivamente.


Nos 9 meses de 2018 o resultado acumulado do volume  retraiu 3,1% em relação ao mesmo período de 2017. Nesta análise, por ordem de magnitude, a atividade de Serviços de informação e comunicação (-12,8%) apontou a mais expressiva variação negativa, seguida por Outros serviços (-5,9%); e Serviços prestados às famílias (-3,7%). Em sentido oposto, as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,9%); e Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,8%) ampliaram o volume nessa análise.


Já no acumulado dos últimos 12 meses (setembro 2017 a setembro deste ano) a retração foi de 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por ordem de magnitude, a atividade de Serviços de informação e comunicação (-11,6%) apontou a retração mais acentuada seguida pelas atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (-7,5%); Serviços prestados às famílias (-3,2%); e Outros serviços (-3,0%). Apenas, a atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,6%) avançou no período.


O resultado registrado no volume de serviços por Unidades da Federação, entre janeiro e setembro de 2018, na comparação com igual período de 2017, vinte e uma unidades contabilizaram variações negativas, com destaque para Ceará (-8,3%), Rio Grande do Norte (-7,7%), Acre (-6,6%), Tocantins (-6,5%), Amapá (-6,2%) e Pará (-6,1%). A Bahia registrou queda de 3,1% ocupando a 9ª posição entre os estados que marcaram as maiores retrações. Por outro lado, as unidades que contribuíram positivamente para o resultado nacional no volume foram: Roraima (3,4%), São Paulo (1,4%), Mato Grosso (1,1%), Santa Catarina (0,7%), Distrito Federal (0,5%) e Amazonas (0,2%).


O estudo feito pelo Superintendência de Estudos Econômicas e Sociais da Bahia, orgão do governo do estado, também mostra o volume das atividades turísticas no Brasil e  na Bahia. No geral, a atividade no Brasil avançou 5,5%, enquanto  na Bahia o crecimento foi de 5,1%. Lideram a lista  de crescimento o estado de Goiás (14,5%), seguido pelo Ceará (13,5%), São Paulo (9,6%), Pernambuco (7,3%) e Santa Catarina (5,7%). Registraram queda os estados do Paraná (-10,3%) e Rio de Janeiro (-3,1%).

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal cresce 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL