Busca:

  Notícia
 
Bahia registrou 401 dos 3.721 assassinatos do país em setembro

Pelo menos 38.436 pessoas foram assassinadas nos entre janeiro e setembro deste ano no Brasil. Apenas em setembro foram registradas 3.721 mortes violentas. A Bahia registrou 401 mortes violentas em setembro. Número representa 2.60 mortes por cada 100 mil habitantes. Número é maior em relação a agosto (2.58), mas  apresenta queda  em relação a julho, com taxa de 2.90 e nos meses anteriores até janeiro, com taxas acima de 3.0. Número é maior que  São Paulo, maior estado em população, com  261 mortes volentas. Bahia também aparece com mais mortes que o Rio de Janeiro (396) e Minas (230).


O número é ainda maior, já que os estados do Maranhão e Paraná não divulgam os dados referentes a setembro. O Paraná é o único que não divulga também os dados de julho e de agosto.


A situação mais dramática é a de Roraima, com taxa de 7.1 mortes por  cada 100 mil habitantes. Estado com a maior taxa de mortes violentas do Brasil no primeiro semestre de 2018. Caso o ritmo seja mantido, Roraima pode dobrar o total de assassinatos em relação ao ano anterior. Em janeiro de 2017, o estado foi palco de uma rebelião no sistema penitenciário promovida pela disputa entre facções que causou 33 mortes.


Os estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Acre, respectivamente na segunda, terceira e quarta posição do ranking nacional de homicídios, também enfrentam situações dramáticas, decorrentes de rivalidades entre facções originadas nas prisões, mas que se espraiaram para os bairros pobres.


O índice nacional de homicídios, ferramenta criada pelo portal G1, permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. O número consolidado até agora contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.


O mapa faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Levantamento segue o padrão metodológico utilizado pelo Fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL