Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 12 de novembro 2018


Gordura  A Câmara de Vereadores recebe nos próximos dias projeto de reforma administrativa na máquina municipal de Camaçari. A Coluna apurou que o alcaide Antonio Elinaldo (DEM) vai fatiar a pasta de desenvolvimento  econômico (Sedec), comandada pelo ex-vereador Waldy Freitas, e criar uma nova secretaria para atender o turismo.


Gordura 2  Longe da sede, escolha preferencial para instalar a nova estrutura é o eixo Monte-Gordo/Guarajuba, onde já funciona uma central de atendimento municipal (CAM). Proposta é  justamente desconcentrar Arembepe e iniciar a criação de um novo polo de decisão mais para Norte  da orla. 


Gordura 3  Com a criação da pasta do turismo, máquina passa a contar com 19 secretarias somadas às duas estruturas com status de 1º escalão: trânsito (STT) e seguridade (ISSM).


Já era  A Coluna descuidou e esqueceu o 15 de novembro nas contas dos prazos para apresentação e aprovação do projeto de reeleição do presidente da Câmara de Camaçari na mesma legislatura, como postou o Camaçarico do dia 7 (Confira). 


Já era 2  Com o feriado da próxima quinta-feira, o prazo de 5 sessões para 'admissibilidade', trâmite legal que antecede a votação em plenário,  o calendário empurra o projeto para mais 4 dias. Data coincide justamente com o 15 de dezembro, dia da eleição da Mesa Diretora biênio 2019/2020. 


Por gravidade  Com o vacilo do atual presidente Oziel Araújo (PSDB), que deixou para articular o projeto de reeleição aos 45 do 2º tempo, Jorge Curvelo (DEM) se confirma, apesar dos pesares,  como o nome para comandar o Legislativo pelos próximos 2 anos.  


Por gravidade 2  Acomodado e apostando no taco do amigo prefeito, Curvelo seguiu sem preocupação. Quase sobra. O demista só vem colecionando desgaste. Começou a legislatura com um cargo que não deveria assumir. Durante esses 2 anos foi líder do governo e cumpriu o ritual do embate com os antigovernistas. Também colecionou arranhões com vereadores da sua base, seus eleitores potenciais na disputa pelo novo comando da Mesa Diretora. Mas, como a força da gravidade do poder municipal é mais forte, Curvelo será o presidente.


Pó de giz  A eleição da professora Marcia Novaes, para a presidência do sindicato dos professores de Camaçari (Sispec), deixou uma sala de aula de derrotados. Lista dos reprovados é encabeçada pelo PCdoB que há exatos 33 anos, desde a fundação do sindicato, tenta tomar do PT o controle do Sispec.


Pó de giz 2  Com a derrota fica adiado  até 2022 o sonho de comandar a entidade e transferir da CUT, braço sindical petista, para a CTB, congênere do PCdoB no mesmo campo de organização dos trabalhadores.


Pó de giz 3  Também levou nota vermelha a ala petista ligada e conhecida como os 'influencer' do mandato do vereador Teo Ribeiro, que oficialmente ficou em cima do muro.


Pó de giz 4  Até uma banda governista instalada na secretaria de educação (Seduc) foi atingida pela aspersão de pó de giz da chapa 1. Além de inovar com ofícios tentando restringir a atuação das chapas, sob a capa de preservação do trabalho pedagógico nas escolas, ala demista pouco ajudou a somar votos para a coligação encabeçada pela professora Diana Cavalcanti (PT), com Klenio Kirk (PCdoB) na vice.


Pó de giz 5  Além das professoras Márcia, petista histórica, e Ana Bueno, representante do PSOL, outro educador aparece na lista dos vencedores. Fundamental na articulação e vitória da chapa, o professor e ex-secretário de educação, Márcio Neves, tem caminho novo para seguir.


Cadeado  Tiago Peixoto, presidente municipal do PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, não vai dar passaporte para vereador  entrar no partido só para facilitar a reeleição.


Cadeado 2 A Coluna apurou que Tiago, primo da professora Dayana Pimentel, eleita deputada federal pelo PSL com a 4ª maior votação da bancada baiana, quase 137 mil votos, quer chapa com novas lideranças nas municipais de 2020.


Recall  A escolha da hora da visita ao stand da Ford, no Salão do Automóvel, semana passada, em São Paulo, deixou o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) na condição de papagaio de pirata do presidente Temer (MDB) que ele tanto critica e até chama de golpista.


Recall 2  O parlamentar baiano, que além de  comandar o partido no estado, preside a  comissão de desenvolvimento econômico, indústria, comércio e serviços da Câmara Federal, aparece em 3 das 4 imagens distribuídas pela assessoria da fábrica, ao lado de Temer e do vice-presidente de assuntos corporativos, comunicação e estratégia da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb.


Confira todas as Colunas acessando o link  http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


12/11/2018

Mais Notícias

Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa
Colunistas Diego Copque
Brasil recebeu mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL