Busca:

  Notícia
 
Comércio varejista da Bahia fica estável em agosto


Artigos farmacêuticos puxaram as vendas em setembro

O comércio varejista baiano registrou no mês de agosto taxa positiva nas vendas de 0,1%, quando comparado a igual mês do ano de 2017. Na comparação com o varejo nacional o volume de vendas no país apresentou crescimento de 4,1% no mesmo período. 


O comportamento das vendas registrado em agosto pode ser atribuído a comemoração do Dia dos Pais verificada nesse mês. De acordo com o Indicador Serasa Experian, as vendas na semana em que se comemora essa data tiveram o melhor desempenho dos últimos 6 anos. Apesar do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) ter registrado recuo de 0,4 em agosto, ao passar de 84,2 pontos para 83,8 pontos, dado a lenta recuperação do mercado de trabalho, do alto nível de incerteza com relação ao período eleitoral e o risco de aceleração da inflação levar os consumidores a realizarem os seus gastos de forma moderada.


Segundo a  Pesquisa Mensal de Comércio,  analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a agosto de 2017, revelam que 3 dos 8 segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento positivo. 


Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (16,8%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (14,1%); e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,7%). Quanto aos demais apresentaram comportamento negativo, são eles: Livros, jornais, revistas e papelaria (-23,7%); Combustíveis e lubrificantes (-16,1%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-10,1%), Tecidos, vestuário e calçados (-6,3%); e Móveis e eletrodomésticos (-1,9%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que registraram variações negativas os subgrupos de Móveis, e Eletrodomésticos, com taxas de 3,3%, e 1,3%, respectivamente. Enquanto no subgrupo de Hipermercados e supermercado a variação foi positiva em 5,8%.


Quanto aos segmentos que mais influenciaram, em agosto, o comportamento positivo das vendas na Bahia tem-se: Outros artigos de uso pessoal e doméstico; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Em contrapartida ao comportamento negativo de Combustíveis e lubrificantes. 


O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, encontra-se estável, dado a suave variação negativa de 0,1% nas vendas, em relação a igual mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, o setor registra variação positiva de 3,1%.


O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou decréscimo nas vendas de 0,8% em relação a igual mês do ano anterior, apesar da facilidade de crédito para incentivar as vendas nesse ramo. Nos últimos 12 meses, o crescimento no volume de negócios foi de 10,0%.


Em relação ao segmento Material de Construção, as vendas no mês de agosto foram positivas em 0,5%, comparado ao mesmo mês do ano de 2017. Nos últimos 12 meses as vendas cresceram 5,5%. O “tímido” comportamento das vendas desse ramo de atividade pode ser atribuído a instabilidade vivenciada nesse período. 

Mais Notícias

Colunistas Waldeck Ornélas
Caderneta de poupança perde atratividade e saques já somam mais de R$ 35,5 bilhões
Senado e Supremo divergem sobre o porte e a posse de drogas
MST comemora 40 anos com marcha que chega 4ª em Salvador
Pesquisa de aluna mineira mostra viés racista nos dicionários
Polícia encontra 70 mil pés de maconha na região Norte do estado
Operação contra garimpo retira antenas da SpaceX de Musk
Copa de Futevôlei agita Camaçari no próximo final de semana
Efeitos climáticos reduzem produção brasileira de grãos de 2024 em 5,4%
Cerca de R$ 7,7 bi esperam resgate por correntistas esquecidos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL