Busca:

  Notícia
 
Trabalhador no mercado informal tem dificuldade para obter crédito

O alto índice de pessoas no mercado informal, os sem carteira assinada, pode emperrar uma reação mais vigorosa do crédito. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dos 92 milhões de ocupados, ao menos 41% (ou 37,8 milhões) estão no mercado informal. Esse batalhão é formado por trabalhadores do setor privado ou domésticos sem carteira, além dos chamados trabalhadores “por conta própria” sem carteira , pequenos empreendedores de renda mais baixa, como vendedores ambulantes.


A situação preocupa porque, no país, o crédito serve de estímulo fundamental ao consumo que, por sua vez, é o grande motor da economia. Sem carteira de trabalho, porém, tende a ficar mais difícil para o consumidor, em especial o de baixa renda, apresentar garantias para tomar empréstimo, mesmo que haja predisposição para negócio de ambas as partes.


No mercado de crédito, o percentual de consumidores que não usa nenhuma modalidade de crédito ainda é alta, em 55,6%, segundo dados mais recentes de pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Em cada 10 consumidores 8 afirmam estar no limite do orçamento. A dificuldade para contratação de empréstimos e financiamentos é maior nas classes C, D e E. Nessas faixas sociais, mais da metade dos consumidores (55,3%) considera ser difícil ou muito difícil a contratação de qualquer modalidade de financiamento.


Por outro lado, o crédito é fundamental para boa parte dos consumidores: em julho, segundo a CNDL, 67% dos que usaram o cartão de crédito o fizeram para compras em supermercados.


Enquanto o crédito com desconto em folha como um todo ganhou corpo nos últimos anos, o consignado privado chegou a 9% do total de crédito consignado em 2012 e, de lá para cá, caiu abaixo de 6%. Com informações da Folha de São Paulo

Mais Notícias

Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL