Busca:

  Notícia
 
Setor de serviços registra a pior queda desde 2011

O volume de serviços prestados no Brasil caiu 2,2% em julho na comparação com o junho e  já aparece como o pior resultado para o mês desde 2011. É o que aponta a pesquisa de desempenho do setor divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IBGE destacou que, com os resultados de julho, o patamar de serviços prestados no país se encontra 12,9% abaixo de janeiro de 2014, o ponto mais alto do setor. O setor  tem forte peso na economia brasileira, representando cerca de 70% da composição do Produto Interno Bruto (PIB).


O resultado reforça a fraqueza do setor, que tem apresentado grande volatilidade desde a greve dos caminhoneiros, quando o setor caiu 3,4% em maio e cresceu 4,8% em junho, e e inicia o 3º trimestre  (julho/setembro) em queda, acumulando no ano uma retração de 0,8% e, em 12 meses, queda de 1%.


Da mesma forma que o setor de serviços, a indústria e o comércio também iniciaram o 3ª trimestre no vermelho, reforçando a leitura de perda de ritmo da recuperação da economia brasileira. Após o salto de 12,9% registrado em junho, a produção industrial caiu 0,2% em julhofrente ao mês imediatamente anterior. Já as vendas do comércio varejista tiveram queda de 0,5% em julho, o terceiro recuo mensal seguido.


De acordo com o IBGE, 4 das 5 atividades de serviços investigadas na pesquisa tiveram queda na passagem de junho para julho. A queda mais expressiva foi a dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que recuou 4,0%, e somente os serviços prestados às famílias tiveram alta no mês, de 3,1%. Transportes, armazenagem e correio: -4,0%Serviços de informação e comunicação: -2,2%Serviços profissionais e administrativos: -1,1%Outros serviços: -3,2%Serviços prestados às famílias: 3,1%.

Mais Notícias

Haddad visita Nordeste na reta final da campanha
PSL de Bolsonaro defende juiz Moro para ministro do Supremo
Novo presidente terá mais de 25 mil cargos para indicar
Brasil é um dos campeões de descarte inadequado de lixo
Polícia adia conclusão do inquérito sobre morte de espanhol
Palocci acusa Lula de tentar combinar falso testemunho
Eleitores divididos entre renovação e rejeição, diz Datafolha
Rede hospitalar brasileira perdeu 23 mil leitos nos últimos 10 anos
Candidatos já gastaram mais de R$ 67 milhões com redes sociais
Bolsonaro segue com vantagem de 18 pontos sobre Haddad


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2018 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL