Busca:

  Notícia
 
Dias Toffoli preside o Supremo Tribunal Federal até 2020


Ministro de 50 anos, empossado nesta quinta-feira, também vai presidir o Conselho Nacional de Justiça

O ministro José Antonio Dias Toffoli tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para o biênio 2018-2020 em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (13/9) no plenário da corte com a presença de autoridades e políticos. O cargo foi transmitido pela ministra Cármen Lúcia. Toffoli também assume automaticamente a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também tomou posse como vice-presidente do STF o ministro Luiz Fux. 


A pose contou com as presenças do presidente da República, Michel Temer, dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), da procuradora-geral, Raquel Dodge, e do presidente da OAB, Claudio Lamachia, além de parlamentares e representantes  da Igreja e ourtros segmentos. 


Natural de Marília (SP), Toffoli chega à presidência do STF 9 anos após se tornar ministro, nomeado em outubro de 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Toffoli assumiu a cadeira  em substituição ao ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que morrera um mês antes.


Foi advogado-geral da União (2007-09) e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil (2003-05) nos governos Lula. Atuou na Prefeitura de São Paulo em 2001 na gestão de Marta Suplicy, então no PT, assessorou a liderança do partido na Câmara dos Deputados (1995-2000), foi assessor parlamentar na Assembleia paulista (1994) e consultor da CUT (1993). Toffoli também ministrou disciplinas de direito constitucional e direito de família no UniCEUB, em Brasília (1996-2002).

Mais Notícias

Quem liga para o sofrimento dos animais
Desmatamento impulsiona queimadas na região Amazônica
Governo Bolsonaro quer privatizar estatais até o final do ano
Deltan queria construir monumento em homenagem à Lava Jato
Fase 63 da Lava Jato prende cunhado de Marcelo Odebrecht
Camaçarico 20 de agosto de 2019
Bahia registra 845 acidentes com ciclistas nos últimos 2 anos
Candidato a procurador da República critica a democracia
Processos trabalhistas à espera de julgamento é o menor em 10 anos
Líderes de metade dos partidos rejeitam novo imposto


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2019 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL