Busca:

  Notícia
 
Aulas no campus da UFBA Camaçari começam dia 17


A UFBA nos próximos dias o resultado da seleção para as 102 vagas do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação do campus de Camaçari. A matricula dos aprovados  acontece na terça-feira (11), na  Cidade do Saber, onde vai funcionar o campus de Camaçari na 1ª etapa do curso. As aulas estão previstas para começarem dia 17. 


A 1ª fase do curso  terá 3 anos e  será realizada na Cidade do Saber. A previsão de funcionamento nas instalações definitivas, na BA-512, ao lado do Ceped, só deve acontecer em 2021. Nesta 2ª fase do curso os alunos iniciam a formação em engenharia nas áreas de materiais, elétrica, de petróleo e gás, e automotiva.  


Com 850 candidatos inscritos para as 102 vagas, processo de seleção  é feito através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, e obedece a lei de cotas que destina vagas de acordo com critérios de renda, etnia e formação escolar.  São 50 vagas para candidatos da chamada 'ampla concorrência' e  as demais 52 são para os cotistas. 


Dentro das 52  vagas para  cotistas, 21 são para os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas também com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (SM). Outras 21 para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, mas que tenham estudado em escola pública.


Os candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo terão direito a 3 vagas. O mesmo número de vagas (3) será destinado a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.


Ainda de acordo com o Edital de Seleção da UFBA, uma vaga pelo sistema de cotas será destinada aos candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Outra vaga será para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Os  candidatos autodeclarados aldeiados ou quilombolas terão direito a duas vagas extras.

Mais Notícias

Colunistas Diego Copque
Brasil recebe mais de 2,5 milhões de turistas entre janeiro e março
PL, PT, PCdoB e PV entram com recurso no TSE contra Moro
Ministro defende conciliação sobre demarcação de terras indígenas
Coluna Camaçarico 22 de abril 2024
Lula tem avaliação negativa em saúde, segurança e emprego
Governo lança o Desenrola para pequenos empreendedores
Indígenas acampam em Brasília e cobram direito à terra
Cidades invadem zonas de mar para contenção e áreas de lazer
Bolsa Família e de outros programas de transferência de renda impedem aumento da desigualdade


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL